O Esportivo conheceu o seu segundo revés no Campeonato Gaúcho de 2020 na tarde deste domingo, dia 08, diante do Novo Hamburgo, no Estádio do Vale, pela 2ª rodada da Taça Francisco Noveletto. Apesar de sair na frente do placar com Caprini, a equipe alviazul viu os donos da casa reverterem a vantagem, com gols de Matheus Lagoa e Juba, que construíram a primeira vitória do Anilado na competição.
O jogo:
O Novo Hamburgo entrou em campo ocupando a lanterna do Gauchão com três pontos somados e nenhum gol anotado no estadual. Tratando o jogo como uma decisão, a equipe da casa, comandada por Ben Hur Pereira, pressionou os visitantes na etapa inicial, porém, a ansiedade em busca da vitória atrapalhou a construção das jogadas por parte do setor ofensivo do Anilado.
A primeira chance foi do Esportivo com Flávio Torres, finalizando na trave, porém a arbitragem assinalou impedimento no lance. A resposta veio em seguida com cabeceio de peixinho do atacante do Anilado, porém sem muita força, parando nas mãos de Renan. O Novo Hamburgo apostou em finalizações de média distância, porém os arremates eram pouco efetivos.
A bola aérea foi a principal tônica do ataque alviazul. Em uma das oportunidades, Flávio Torres desviou de cabeça e quase encobriu o goleiro adversário. Pouco depois, Caprini recebeu bom passe e, na entrada da grande área, finalizou forte, porém para fora, desperdiçando uma boa oportunidade de gol.
Na etapa derradeira, o Novo Hamburgo passou a dominar as ações da partida e oferecer intenso perigo à defesa alviazul. Em cabeceio forte em direção ao gol, Renan se esticou para fazer boa defesa. Aos 10 minutos, em cobrança de falta de Itaqui, Renan espalmou e, no rebote, novamente o goleiro do Esportivo apareceu para salvar a equipe.
Aos 14 minutos, Flávio Torres ganhou na disputa área pela bola e cabeceou em direção para a área. A bola sobrou com Caprini que, bem colocado, girou sobre o marcador e finalizou forte para abrir o placar do jogo e desencantar no Gauchão, 1 a 0.
Entretanto, a vantagem do Esportivo não durou muito tempo. Aos 19 minutos, Juba saiu cara a cara com o goleiro, mas Renan, em boa saída de gol, conseguiu interceptar a finalização. No rebote, a bola sobrou com Matheus Lagoa, que aproveitou o gol vazio e finalizou no canto direito. A bola triscou a trave e entrou, 1 a 1. O treinador e os atletas do Esportivo reclamaram de impedimento no lance, mas o gol foi validado.
Depois de sofrer o gol, o técnico Carlos Moraes modificou algumas peças no setor ofensivo, colocando em campo Marcão, no lugar de Flávio Torres, e Sapeka, substituindo o meia Diogo, porém as trocas surtiram pouco efeito no ataque, que permaneceu sem criatividade. Aos 31 minutos, um chute despretensioso no meio de campo encontrou livre o atacante Juba, que finalizou forte, na saída do goleiro Renan, para estufar as redes e virar o placar da partida, 2 a 1.
Sem poder de reação, o Esportivo não conseguiu criar mais oportunidades de gol nos minutos finais de jogo. O Novo Hamburgo, desesperado pela primeira vitória, administrou a vantagem, garantindo o primeiro resultado positivo e os primeiros tentos no Gauchão de 2020.
Situação na tabela e próximo jogo:
Com o resultado, o Esportivo ocupa momentaneamente a 4ª colocação do grupo B com três pontos somados. Na briga pela vaga à Série D do Brasileiro, o Aimoré encostou na equipe alviazul. A vantagem, que era de quatro pontos do time de Bento, agora caiu para apenas um ponto de diferença em relação ao Índio Capilé.
O próximo compromisso do Esportivo será diante do Pelotas, do técnico Luis Carlos Winck, no domingo, dia 15, às 16h, no Estádio Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves.
Ficha da partida:
Novo Hamburgo 2 x 1 Esportivo
Esportivo: Renan, Gullithi, Edson Borges e Cleiton; Bovi, Washington, Lucas Hulk, Diogo (Gustavo Sapeka) e Rômulo; Caprini (João Pedro) e Flávio Torres (Marcão) – Técnico: Carlos Moraes
Novo Hamburgo: Jacsson, Mattioni, Moisés, Windson e Romano; Chicão, Mossoró, Itaqui e Moisés Brito; Juba e Vieira – Técnico: Ben Hur Pereira
Gols: Caprini 14’ 2T (ESP), Matheus Lagoa 19’ 2T (NH) e Juba 31’ 2T (NH)
Arbitragem: Árbitro: Eder Zanella; Auxiliares: André da Silva Bitencourt e Luiza Reis
2ª rodada - Taça Francisco Noveletto Neto
Juventude 0 x 1 São José
Pelotas 0 x 1 Grêmio
Internacional 1 x 0 Brasil de Pelotas
Novo Hamburgo 2 x 1 Esportivo
Ypiranga 1 x 5 Aimoré
São Luiz x Caxias
Mín. 16° Máx. 26°