O acusado da morte do empresário Paulo Bertuol vai a júri popular nesta quinta-feira, 5 de março. A partir das 9h, no Fórum de Bento Gonçalves, ele começa a responder pelo crime ocorrido na madrugada do dia 30 de janeiro de 2011.
Paulo Bertuol era empresário e piloto do ramo automobilístico e foi morto a facadas aos 54 anos de idade, no sítio onde morava com a família, na linha Sertorina, interior do município. Ele foi esfaqueado pelo cunhado Marcos de Jesus de Matos Leão, na madrugada do dia 30 de janeiro de 2011, após uma discussão. Leão, que é irmão da companheira de Bertuol, foi preso pelos policiais da Brigada Militar ainda no dia do crime. Ele também ficou ferido na briga e foi levado ao hospital. O acusado responde ao processo em liberdade por possuir residência e emprego fixos na cidade onde residia quando ocorreram os fatos, no estado do Paraná, e também por não ter antecedentes criminais.
No juri desta quinta-feira, o réu será julgado pelo crime de homicídio qualificado por uso de recurso que impossibilitou a defesa da vítima (artigo 121, parágrafo 2°, inciso IV do Código Penal). A pena pode variar de 12 a 30 anos de reclusão em caso de condenação, uma vez que, nos termos da denúncia, os golpes de faca que causaram a morte de Bertuol foram desferidos pelas costas.
Mín. 16° Máx. 26°