Economia Negócios
Especialistas falam sobre o CLM na integração de softwares
Os Sistemas de Gerenciamento do Ciclo de Vida dos Contratos (Contract Lifecycle Management - CLM) são apontados por especialistas como ferramentas ...
13/09/2024 20h49
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Agência Dino

No cenário atual dos negócios, a integração de softwares desempenha um papel crucial na evolução das empresas. Ferramentas como o CLM, agendas inteligentes e soluções baseadas em inteligência artificial (IA) têm se mostrado fundamentais para otimizar processos, melhorar a segurança da informação e aumentar a produtividade.

Os Contract Lifecycle Management (CLM), ou Sistemas de Gerenciamento do Ciclo de Vida dos Contratos, são soluções especializadas que gerenciam o ciclo de vida dos contratos, desde a negociação até o encerramento. Integrado a outras soluções corporativas, o CLM fortalece a qualidade e segurança das informações, minimiza erros e garante conformidade com regulamentações.

Para entender o impacto da integração de ferramentas, você pode comparar com a produção musical. “Assim como uma música de qualidade requer diversos equipamentos trabalhando em sintonia, a administração moderna exige uma gestão eficaz de contratos. O CLM é fundamental nesse contexto, pois ajuda a orquestrar e integrar diferentes processos e sistemas que envolvem diversas áreas da empresa de forma eficiente e harmoniosa”, explica Antônio Gaspar, diretor da simplesmenteUse.

"Soluções de CLM integradas a outros softwares desempenham um papel central na organização e automação de tarefas, eliminando a necessidade de buscar dados em diversas fontes, como planilhas, pastas da rede, mensagens de e-mail e arquivos manuais. Além disso, envolve a necessidade de consultas frequentes ao departamento jurídico, liberando os profissionais para se concentrarem em atividades mais estratégicas", afirma Ângela Zander, cofundadora da simplesmenteUse.

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"A integração fornecida pelo CLM entre os diversos processos empresariais garante a unicidade e coerência das informações, eliminando a necessidade de duplicar a entrada de dados em múltiplos sistemas. Essa centralização não apenas melhora a eficiência operacional, mas também eleva significativamente a qualidade e, consequentemente , a confiabilidade das informações disponíveis, aumentando a agilidade e a flexibilidade — fatores cruciais para se adaptar rapidamente às exigências de um mercado competitivo", complementa Gaspar.