A empresa Pontes do Sul fez uma solicitação de aditivo para as obras da ponte entre Bento Gonçalves e Cotiporã. O pedido foi feito em virtude de problemas diagnosticados na estrutura que não foi destruída na enchente. A Prefeitura de Cotiporã, responsável pela obra, está analisando o pedido. O custo da obra é de R$ 4.578.660,55 e o prazo de entrega é até o final de novembro.
De acordo com a Pontes do Sul, o valor solicitado é de R$ 960 mil. Em agosto, quando houve a primeira demolição, foi feita uma vistoria na estrutura e constatado que os pilares de concreto ciclópico não apresentam armadura estrutural, o que torna impossível a recuperação deles. A partir disso, o Programa Pontes do Sul informou a situação à prefeitura de Cotiporã via diário de obra e sugeriu a remoção e reconstrução dos pilares e da estrutura de 16 metros que restou.
O valor do aditivo solicitado contempla a remoção e a reconstrução de três pilares estruturais e a inclusão de um novo vão de 16 metros. Desta forma, a ponte passaria a ter os seus 115 metros totalmente recuperados. A prefeitura solicitou um estudo complementar que já foi entregue, e, neste momento, a equipe do Programa Pontes do Sul aguarda pela liberação da obra. Caso essa alteração seja assinada até a próxima semana, não haverá impacto no prazo de entrega, fixado para o final de novembro.