Menos de um ano após a formatura da primeira turma da Guarda Civil Municipal (GCM) de Bento Gonçalves, que ocorreu em julho de 2019, a prefeitura pretende mais do que dobrar o efetivo da guarnição, ainda durante este ano. Prestes a ser votado na Câmara de Vereadores, um projeto de lei encaminhado pelo Poder Executivo cria 25 novos cargos para a categoria – com as atuais 18 já em atividade, o grupo terá 43 agentes.
Depois de passar pelo crivo dos parlamentares – caso não haja nenhum imprevisto –, a proposta avança com o chamamento dos aprovados no último concurso público, encerrado no final de 2018. Conforme previsão do edital, o certame tem validade de dois anos, podendo ser prorrogado pelo mesmo período, o que descarta a necessidade de realização de novas provas.
A matéria já passou pelas comissões permanentes do Legislativo, onde teve todos os pareceres de favoráveis, e agora aguarda apenas a inclusão na Ordem do Dia para ir a Plenário. De acordo com o texto, “por ora, não feito estudo de impacto financeiro e orçamentário, uma vez que já está contemplada a criação/convocação dos cargos na Lei de Diretrizes Orçamentárias para o ano de 2020”.
Após a convocação dos classificados, junto à aquisição dos equipamentos para os novos agentes, tem início o curso de formação da segunda turma, que terá 756 horas e, a exemplo do primeiro, deverá ser feito em parceria com outras instituições ligadas à segurança pública, como a Brigada Militar e a Polícia Civil. “Desde o começo, temos essa integração entre os órgãos de segurança, que tem funcionado muito bem em nossa cidade. É uma troca de experiências que demonstra que há espaço para todos trabalharem em prol da segurança. Quem ganha com isso é a comunidade, que proporcionou uma aceitação muito boa da Guarda Civil”, avalia o secretário municipal de Segurança, Diego Caetano de Souza, capitão licenciado da BM, que assumiu o posto no ano passado.
A capacitação deverá ter aproximadamente quatro meses e, após a formatura, o grupo passará pelo estágio operacional, com duração entre 30 e 45 dias. A jornada semanal para o cargo é de 40h, com vencimento básico inicial de R$ 1.600,00 acrescido do percentual de 100% de risco de vida, totalizando R$ 3.200,00.
Conforme os dados informados pela administração municipal, a Guarda Civil Municipal de Bento Gonçalves contabiliza 1.726 abordagens desde o início de sua atuação nas ruas. No período, foram efetuadas 89 prisões.
Mín. 16° Máx. 26°