O elenco da categoria sub-17 do Clube Esportivo se apresentou nesta segunda-feira, dia 02, no Estádio Montanha dos Vinhedos, para o início da pré-temporada visando o Estadual Juvenil de 2020. A equipe será novamente comandada pelo técnico Márcio Ebert, que terá sob seus comandos um grupo de atletas com quase sua totalidade formada nas categorias de base do alviazul.
Em 2019, a equipe sub-17 alcançou o seu melhor desempenho no Estadual Juvenil, chegando aos mata-matas da competição após passar por duas fases classificatórias. O grupo deste ano conta com grande parte dos atletas oriundos da categoria sub-15, que também protagonizou uma excelente campanha no estadual na temporada passada, sendo semifinalista da principal competição da categoria no Estado.
O grupo, segundo o técnico Márcio Ebert, é formado por atletas da categoria sub-15 e remanescentes da equipe sub-17 de 2019, totalizando 30 jogadores de Bento Gonçalves e região. O treinador afirmou que o elenco deverá ser reforçado com peças pontuais, em posições de carência na equipe como goleiro, meio de campo e na lateral esquerda.
O Estadual Juvenil de 2020 deverá iniciar no dia 02 de maio. O Esportivo está no grupo B da competição, ao lado do Caxias, Juventude, Apafut, de Flores da Cunha, PRS, de Garibaldi, Brasil de Farroupilha e Nova Prata. A tabela de jogos ainda não foi definida pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF).
Além de Márcio Ebert, estarão na comissão técnica auxiliando a equipe os professores Rafael Prerniska, Vinícius Casagrande e Everton Souza.
“O grupo é formado por 95% de meninos formados dentro das nossas categorias de base”, ressalta Márcio Ebert
Os bons resultados obtidos nas categorias sub-15 e sub-17 em 2019 fizeram crescer as expectativas do clube e, sobretudo, proporcionaram a busca por novas metas dentro das competições estaduais. Entre os motivos do sucesso desta geração se deve pelo fato de a maioria do grupo ter passado por grande parte das categorias inferiores da base do Clube Esportivo.
Depois de um ano de campanhas promissoras, o Esportivo almeja dar novos passos visando a evolução da base do clube e, sobretudo, a formação de novos atletas para o profissional. “Criamos boas expectativas em função dos resultados que tivemos nas competições do ano passado. A sub-17 foi até as oitavas de final, a sub-15 foi até a semifinal, e aí a gente cria uma expectativa boa, até porque esses dois grupos são os que formam o elenco da sub-17 deste ano. O grupo é formado por 95% de meninos formados dentro das nossas categorias de base, o que é importante salientar”, explica o técnico da categoria.
De acordo com Márcio Ebert, a meta será audaciosa, porém o clube espera alcançar, no mínimo, a fase de mata-matas da competição. “Colocamos uma meta audaciosa, que é chegar entre os quatro primeiros do Estado, mas claro que isso é muito difícil, porém vamos começar a trabalhar visando coisas mais audaciosas. Sabemos que chegando nos mata-matas já é um bom indicador para nós”, ressalta.
Da categoria sub-17 do ano passado, três atletas foram promovidos ao elenco principal do Esportivo para a disputa do Gauchão de 2020. O goleiro Bruno Quadros, o volante Nathan Dutra e o atacante Emerson Brito estão integrando a equipe comandada pelo técnico Carlos Moraes na elite da competição estadual.
Na apresentação do elenco, além da comissão técnica da categoria, estiveram presentes o presidente do Esportivo, Laudir Piccoli, o vice-presidente de finanças, Leocir Glowacki e o vice-presidente das categorias de base, Lívio Rizzi.
Mín. 16° Máx. 26°