Uma trama cruel e inescrupulosa marcou o desaparecimento do aposentado Osmir Rodrigues dos Santos, de 67 anos, em Bento Gonçalves. Assim pode ser definido o atentado que, felizmente, terminou com o idoso sendo encontrado com vida pela Polícia Civil. A principal responsável pelo sequestro, a enteada dele, uma mulher de 38 anos. Além de Santos, ela tinha manteve a própria mãe também em cárcere privado.
De acordo com o delegado Éderson Bilhan, titular da 1ª Delegacia de Polícia de Bento Gonçalves, a responsável pelo desaparecimento de Osmir dos Santos foi a enteada dele, uma mulher de 38 anos, que já está presa na Penitenciária Estadual de Bento Gonçalves (PENEBG), desde o dia 31 de agosto. O delegado destacou que desde o início das investigações ficou evidenciado que se tratava de um sequestro e cárcere privado envolvendo duas vítimas; uma delas Sirlei Teresinha Teixeira, de 56 anos, que foi localizada no mesmo dia no meio do matagal e outra Osmir Rodrigues dos Santos, de 67 anos, esposo de Sirlei, que estava desaparecido. O crime ocorreu na residência do casal, na localidade do Vale Aurora, no interior de Bento Gonçalves.
A enteada de Osmir é filha de Sirlei Teixeira. Ela arquitetou tudo para manter o padrasto e a mãe em cárcere privado. A mulher de 38 anos planejou uma internação forçada dele e, para tanto, contratou pessoas, denominadas “captadores”, cuja atividade é voltada para realizar a condução de pessoas indicadas por algum familiar até alguma clínica que aceite tal paciente. Os três criminosos foram até a casa do casal na madrugada do dia 27 de agosto e pegaram Osmir dos Santos à força, no quarto dele. O aposentado foi imobilizado e amarrado pelos três indivíduos, que o arrastaram até dentro de um veículo que estava do lado de fora. Por fim, conduziram-no amarrado até uma clínica de recuperação de dependentes químicos situada na cidade de Osório, no Litoral Norte gaúcho.
Enquanto os bandidos sequestravam Osmir dos Santos, Sirlei Teixeira era mantida em outro quarto pela filha. Ela ficou o dia 27 de agosto inteiro em cárcere privado, a fim de que não contasse o que tinha sido feito com seu esposo. Quando a noite chegou, Sirlei conseguiu fugir do cárcere através do forro da casa, sendo localizada no matagal próximo à residência e socorrida ao hospital pelo Corpo de Bombeiros.
Diante dos fatos, a Polícia Civil consguiu realizar o resgate de Osmir dos Santos ainda no domingo, 8 de setembro, na clínica em Osório. Agora os policiais trabalham para descobrir quem são os três homens que fizeram o serviço de sequestrar Osmir dos Santos e quais os motivos que levaram sua enteada a cometer este crime.