O primeiro objetivo do Esportivo no Campeonato Gaúcho de 2020 está praticamente concretizado. A equipe alviazul manteve o 100% de aproveitamento em casa e derrotou o São Luiz, de Ijuí, pelo placar de 1 a 0, com gol de Flávio Torres, na tarde deste domingo, 1º, no Estádio Montanha dos Vinhedos, encaminhando a sua permanência na elite do futebol gaúcho. Além disso, com a vitória, os comandados do técnico Carlos Moraes seguem fortes na briga por uma vaga à Série D do Brasileirão.
O jogo:
Na etapa inicial de partida, o Esportivo foi amplamente superior, construindo diversas chances para balançar as redes do time adversário. Logo nos primeiros minutos, em cruzamento de Rômulo, Flávio Torres desviou de cabeça à esquerda do gol. Em seguida, o São Luiz respondeu com Lucas Carvalho, que finalizou por cima da meta.
Aos 15 minutos, em um lance idêntico ao primeiro, porém pela lateral direita, Bovi cruzou certeiro para Flávio Torres desviar de cabeça e abrir o placar da partida, 1 a 0. Após o gol, o Esportivo continuou pressionando os adversários visando ampliar a vantagem, no entanto, faltou efetividade ao setor ofensivo.
Aos 30 minutos de jogo, Rômulo cortou para o meio e finalizou de fora da área. O goleiro defendeu e, no rebote, de voleio, Caprini tentou surpreender Lúcio, no entanto estava bem colocado para efetuar mais uma grande defesa. Nos minutos finais, Rômulo encontrou Caprini, livre na intermediária, que finalizou, porém o chute parou nas mãos do goleiro do São Luiz.
No segundo tempo, o Esportivo decaiu ofensivamente e passou a encontrar dificuldades para construir jogadas que resultassem em finalizações. A primeira oportunidade da etapa final foi do São Luiz, em chute de longa distância de Ramon para fora. O Esportivo chegou com perigo com Caprini, que ganhou a dividida entre dois defensores, invadiu a área, mas parou no goleiro Lúcio.
A melhor oportunidade do Esportivo no segundo tempo veio com Flávio Torres, o qual recebeu livre, na entrada da grande área, finalizando em cima do goleiro. A resposta do São Luiz foi imediata. Em finalização cruzada, Elias obrigou o goleiro Renan a efetuar uma grande defesa. O goleiro alviazul apareceu novamente aos 30 minutos para salvar o Esportivo. Em cabeceio forte de Michel, no canto esquerdo, Renan fez um verdadeiro milagre, espalmando para fora.
O São Luiz seguiu com maior posse de bola nos minutos finais, porém com pouca reação e produção ofensiva. Administrando o placar, o Esportivo garantiu a vantagem até o apito final, iniciando o segundo turno com vitória no Gauchão.
Próximo jogo:
Com o resultado, o Esportivo assumiu momentaneamente a vice-liderança do grupo B com três pontos somados. Além disso, a equipe disparou na frente na briga pela vaga à Série D do Campeonato Brasileiro. Na próxima rodada, a equipe alviazul visita o lanterna Novo Hamburgo, no domingo, dia 08, às 17h, no Estádio do Vale, em Novo Hamburgo. A equipe do Anilado ainda não balançou as redes no Gauchão.
Até então, o Esportivo sofreu somente uma derrota no Gauchão. Em seis jogos, a equipe alviazul conquistou três vitórias, dois empates e sofreu uma derrota. Em casa, o Esportivo é o único clube com 100% de aproveitamento.
Ficha da partida:
Esportivo 1 x 0 São Luiz – 1ª rodada do 2º turno
Esportivo: Renan, Cleiton, Edson Borges e Gullithi; Bovi, Galiardo (Robert), Lucas Hulk, Diogo (Marcão) e Rômulo; Caprini (Gustavo Sapeka) e Flávio Torres - Técnico: Carlos Moraes
São Luiz: Lúcio, Lucas Carvalho (Duda), João Marcus (Everton Júnior), Ramon e Jadson; João Paulo (Ariel), Rafael Carrilho, Jean Carlo e Samuel Balbino; Elias e Michel - Técnico: Picoli
Gol: Flávio Torres 15’ 1T
1ª rodada – 2º turno do Gauchão 2020
Esportivo 1 x 0 São Luiz
Grêmio 3 x 0 Juventude
Caxias 1 x 1 Internacional
Brasil de Pelotas 1 x 0 Novo Hamburgo
Aimoré 1 x 1 Pelotas
São José x Ypiranga – 02/03
Mín. 16° Máx. 26°