O município de Bento Gonçalves ficou fora do ranking das 100 cidades mais inteligentes do Brasil, segundo o estudo Connected Smart Cities 2024, elaborado pela Urban Systems. O ranking avalia o nível de desenvolvimento das cidades brasileiras em termos de inteligência e conectividade, a partir de indicadores como mobilidade urbana, governança, meio ambiente, saúde, entre outros.
O Ranking Connected Smart Cities é uma plataforma que visa mapear as cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil, considerando dimensões que impactam diretamente a qualidade de vida da população e a sustentabilidade urbana. O estudo utiliza uma série de critérios para classificar as cidades, analisando aspectos como infraestrutura, inovação, economia, segurança, educação e outros.
Em 2024, Bento Gonçalves obteve uma pontuação de 29,052, não conseguindo entrar no grupo das 100 melhores do país em seis dos oito principais indicadores avaliados, como mobilidade urbana, governança e saúde. Em 2023, a Capital do Vinho ocupou a 68ª posição neste mesmo ranking.
Entre os oito itens analisados, Bento Gonçalves apareceu em destaque apenas em dois: foi a 19ª colocada em Educação e ocupou a 80ª posição no quesito Economia. Nos demais indicadores, como segurança, meio ambiente, inovação e empreendedorismo, a cidade ficou fora das 100 melhores posições.
Das cidades do Rio Grande do Sul, apenas Porto Alegre, Caxias do Sul e Canoas figuraram no ranking Connected Smart Cities 2024, demonstrando um desafio maior para Bento Gonçalves e outros municípios da Serra Gaúcha em acompanhar o avanço tecnológico e estrutural necessário para se tornarem cidades mais conectadas e eficientes.
O ranking, além de ser uma ferramenta de análise de competitividade, também serve como um guia para que as cidades identifiquem suas principais deficiências e potencializem seus pontos fortes no desenvolvimento urbano sustentável.