A atenção de professores e diretores de escola é fundamental para garantir a integridade e a segurança das crianças. Um exemplo disso ocorreu na cidade de Campo Bom, no Vale dos Sinos, onde um homem foi preso por abusar sexualmente de um menino de 4 anos dentro de uma van escolar. O caso só foi descoberto porque as professoras da escola desconfiaram da atitude do motorista.
De acordo com a Prefeitura de Campo Bom, o fato ocorreu no dia 23 de agosto, mas só veio à tona agora, depois que as provas contundentes foram apresentadas e o motorista da van escolar foi preso pela Polícia Civil. O fato aconteceu quando o homem contratado para levar a criança para uma escola de educação infantil entregou o menino somente no final da manhã, depois de tê-la pego cedo. Para as professoras, ele alegou que o veículo havia estragado. Os pais da criança foram comunicados e logo a criança contou o abuso sofrido pelo homem.
O menino foi levado apra exames no Hospital Lauro Reus, onde foi confirmado o abuso sexual. Os pais registraram um boletim de ocorrência e o criminoso foi preso pela Polícia Civil e recolhido ao presídio.