16°C 26°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

“Vamos encarar cada jogo como uma decisão”, salienta Carlos Moraes

Com confrontos diretos para fugir do descenso e na briga pela semifinal e por vaga à Série D, o Esportivo trata os três primeiros jogos do segundo turno como decisivos.

26/02/2020 às 18h00 Atualizada em 13/03/2020 às 12h26
Por: Marcelo Dargelio Fonte: NB Notícias
Compartilhe:
Kévin Sganzerla
Kévin Sganzerla

Após realizar uma boa campanha na primeira metade do Gauchão de 2020, o Esportivo está muito próximo de alcançar o seu primeiro objetivo: se manter na elite do futebol gaúcho. A pontuação conquistada no primeiro turno também elevou a confiança em almejar algo além da permanência na primeira divisão. A meta imposta pela direção e o “sonho” do clube de alcançar uma semifinal de turno, segundo o técnico Carlos Moraes, passam, sobretudo, pelos três primeiros confrontos do segundo turno da competição estadual.

No primeiro turno do Gauchão, o Esportivo somou oito pontos e finalizou a Taça Ewaldo Poeta na 3ª colocação do grupo B e na 5ª posição na classificação geral. A pontuação necessária para escapar da zona do rebaixamento, segundo a direção do clube, gira em torno dos 11 pontos. Portanto, no segundo turno, para atingir a meta imposta pela diretoria, o Esportivo necessita de, no mínimo, uma vitória para que encaminhe a sua permanência na elite do futebol gaúcho. 

E para alcançar o objetivo principal no Gauchão e, posteriormente, brigar por algo a mais na competição, o técnico alviazul, Carlos Moraes, trata os três primeiros jogos do segundo turno como primordiais. “Nesses três primeiros jogos precisamos fazer uma pontuação melhor que esses adversários que nós vamos enfrentar para que possamos espantar essa situação de rebaixamento e, principalmente, buscar uma classificação a uma possível semifinal”, ressalta o treinador. 

Nas três primeiras rodadas, o Esportivo enfrenta o São Luiz, em casa, o Novo Hamburgo, fora de casa, e o Pelotas, em seus domínios. “Nos três primeiros jogos temos equipes que estão abaixo na tabela, porém é necessário muito cuidado. Não podemos entrar na zona de conforto e achar que, pelo fato de as equipes estarem com uma pontuação abaixo são equipes inferiores ao Esportivo. Vamos ter que encarar cada jogo como uma decisão, como foi até agora, mas principalmente pelo fato de serem confrontos diretos”, explica Carlos Moraes.

Neste período entre os turnos do Gauchão, o Esportivo contou com pouco mais de duas semanas de preparação visando a metade final da competição estadual. No decorrer da “intertemporada”, o clube realizou dois testes preparatórios. No primeiro, o alviazul superou o PRS, de Garibaldi, pelo placar de 7 a 0, no Estádio Montanha dos Vinhedos. Já em Vacaria, diante do Glória, que se prepara para a disputa da Divisão de Acesso, o Esportivo venceu por 1 a 0, com gol do zagueiro Gullithi. 


De acordo com o treinador, o período de preparação foi importante para retomar questões que ficaram pendentes no primeiro turno, sobretudo em função dos jogos serem realizados no meio e no final de semana. “Conseguimos retomar a questão ofensiva, principalmente pela troca de sistema que nós fizemos no jogo contra o Caxias. Também reorganizamos a parte ofensiva e organizamos melhor a parte defensiva. Foi importante para que pudéssemos encontrar soluções nesta intertemporada”, salienta. 

Sem citar a busca por uma vaga a Série D, Carlos Moraes trata uma classificação à semifinal de turno um sonho para a direção e grupo de atletas. “Vamos buscar jogo a jogo uma pontuação que simultaneamente nos dê a tranquilidade de alcançar a pontuação necessária para fugir do rebaixamento, mas, ao mesmo tempo, também buscar uma classificação, quem sabe, para uma semifinal de turno, que é um sonho do grupo e da direção”, comenta. 

O Esportivo entra em campo neste domingo, dia 1º, diante do São Luiz, de Ijuí, às 16h, no Estádio Montanha dos Vinhedos. No segundo turno, os times do grupo A enfrentam os clubes do grupo B, classificando os dois primeiros colocados de cada chave. O campeão do returno - Taça Francisco Noveletto, vai enfrentar na final do Gauchão o Caxias, que foi campeão do primeiro turno. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários