Pelo menos 24 famílias do município de Santa Tereza irão receber casas do governo do Estaado. A cidade foi a única da Serra Gaúcha a ser contemplada no programa A Casa é Sua - Calamidade. A previsão é de que até o início do ano que vem os imóveis estejam prontos.
A Casa é Sua - Calamidade é um programa da Secretaria Estadual de Habitação e Regularização Fundiária (Sehab) que vai construir casas para famílias que perderam tudo na enchente de maio. As casas serão construídas pela empresa KMB Construtora e Incorporadora, de Gravataí. Ela terá 120 dias para fazer a entrega dos imóveis. Os trabalhos devem começar nesta quarta-feira, 4 de setembro.
A Prefeitura de Santa Tereza é a responsável por dar infraestrutura aos terrenos, levando água e luz até o local. Seis dos 24 terrenos já estão prontos para receber as casas. A previsão é que os outros 18 fiquem prontos até o final de semana. As casas que serão construídas têm 44 metros quadrados de área, divididas em dois dormitórios, sala e cozinha conjugadas, um banheiro e área de serviço externa. Elas serão construídas com painéis de parede de concreto pré-moldado. O custo total para o governo do está será de R$ 130 mil por cada imóvel.
Para receberem as residências, as famílias precisaram se enquadrar em alguns critérios, como comprovar vulnerabilidade social, ter renda familiar de até 4,5 salários mínimos, residir no município há 10 anos e não ter recebido outros benefícios do governo.