Bento Gonçalves terá mais uma semana com temperaturas que vão do calor intenso ao frio congelante num espaço de pouco mais de dois dias. A variação brusca do clima tem derrubado também as pessoas, que estão vivendo um período intenso de problemas respiratórios.
Segundo o site Climatempo, nesta terça-feira, 3 de setembro, os termômetros devem marcar até 26ºC ao longo do dia na Capital do Vinho. O calor será ainda mais intenso na quarta-feira, 4, quando a temperatura deve chegar a incríveis 29ºC durante a tarde. A situação vai começar a mudar ainda na quarta, com a chegada da chuva.
Na quinta-feira, 5, os termômetros já devem marcar mínimas variando entre 6ºC e 8ºC nas primeiras horas da manhã. As máximas devem chegar entre os 15ºC e 17ºC. A situação piora na sexta-feira, 6 de setembro, com a chegada da geada e frio de 4ºC nas primeiras horas do dia. Já no final de semana, o calorão volta a Bento Gonçalves. As máximas podem chegar a 27ºC no sábado e 26ºC com sol e sem chuva.
Muitas pessoas com problemas respiratórios
A mudança rápida de temperaturas pode alterar a umidade do ar, tornando-o mais seco. O ar seco é conhecido por irritar as vias respiratórias, ressecar as mucosas nasais e a garganta, facilitando a entrada de vírus e bactérias, o que pode levar a infecções e inflamações. Em temperaturas mais frias, as pessoas tendem a permanecer em ambientes fechados, o que reduz a circulação de ar e aumenta a exposição a poluentes, alérgenos e patógenos, como vírus e bactérias.
Os sintomas mais comuns associados a essas mudanças de temperatura incluem:
Hidratação:
Umidificação do Ambiente:
Evitar Exposição a Agentes Irritantes:
Uso de Medicamentos:
Cuidados com a Saúde Geral:
Consultar um Profissional de Saúde: