13°C 29°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

CEsp decide sobre destinação de dinheiro de loterias para o esporte eletrônico

A Comissão de Esporte (CEsp) pode votar na quarta-feira (4) um projeto de lei que destina recursos da arrecadação das loterias aos esportes eletrôn...

30/08/2024 às 16h38
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Agência Senado
Compartilhe:
De acordo com a proposta, esportes praticados em meios digitais serão incluídos no Sistema Nacional do Desporto - Foto: BSG
De acordo com a proposta, esportes praticados em meios digitais serão incluídos no Sistema Nacional do Desporto - Foto: BSG

A Comissão de Esporte (CEsp) pode votar na quarta-feira (4) um projeto de lei que destina recursos da arrecadação das loterias aos esportes eletrônicos (Esports). De autoria do senador Izalci Lucas (PL-DF), o texto ( PL 6.118/2023 ) já passou pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e pode seguir para a Câmara dos Deputados se for aprovado pelos senadores.

A proposta altera a Lei 9.615, de 1998 , para incluir a Confederação Brasileira de Games e Esports (CBGE) no Sistema Nacional de Desporto, que tem por finalidade promover e aprimorar as práticas desportivas de rendimento. Além disso, altera a Lei 13.756, de 2018 , aumentando dos atuais 4,36% para 4,40% o percentual destinado ao esporte dos recursos provenientes das loterias de prognósticos numéricos. Esse aumento de 0,04 pontos percentuais na arrecadação deve ser integralmente destinado à CBGE.

Atualmente, outras entidades esportivas recebem percentuais arrecadados pelas loterias tais como o Comitê Olímpico Brasileiro, que recebe 1,73%; o Comitê Paralímpico Brasileiro, com 0,96%; e o Comitê Brasileiro de Clubes, que recebe 0,46%.

O relator do projeto na CEsp é o senador Rodrigo Cunha (Podemos-AL), que ainda não apresentou o seu parecer, mas ele também relatou a matéria na CAE, onde manifestou apoio à iniciativa de Izalci.

Desoneração

Também está na pauta o PL 4.528/2021 , do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), que pretende incluir bares, restaurantes, hotéis, empresas de turismo e academias de ginástica na lista de setores beneficiados com a desoneração da folha de pagamento.

A desoneração da folha é um mecanismo que permite às empresas dos setores beneficiados pagarem alíquotas de 1% a 4,5% sobre a receita bruta, em vez de 20% sobre a folha de salários. Atualmente, 17 setores da economia estão comtemplados. A proposta conta com parecer favorável do senador Carlos Portinho (PL-RJ).

Outros projetos

A CEsp, que é presidida pelo senado Romário (PL-RJ), pode ainda votar o projeto que institui o Dia Nacional das Torcidas Organizadas, a ser celebrado em 3 de dezembro ( PL 3.225/2019 ), e a proposta que confere ao Município de Caucaia (CE) o título de Capital Nacional do Kitesurf ( PL 2.260/2024 ).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários