15°C 18°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Violonista Lucio Yanel se apresenta em Bento Gonçalves

Espetáculo “Acuarela Del Sur” acontece no dia 5 de setembro, às 20h, no Auditório do Carvi, no UCS Campus Bento, com entrada franca.

29/08/2024 às 11h04
Por: Marcelo Dargelio
Compartilhe:
Lucio Yanel se apresenta com a orquestra de cordas da UCS - Foto: Pedro Giles/Divulgação
Lucio Yanel se apresenta com a orquestra de cordas da UCS - Foto: Pedro Giles/Divulgação

Concebido por Lucio Yanel como um momento de mostrar a sonoridade da música pampeana, o espetáculo “Acuarela Del Sur” chega a Bento Gonçalves no dia 05 de setembro, às 20h, no Auditório do Carvi, no UCS Campus Bento, com entrada franca. A proposta une o reconhecido violonista com o Grupo de Cordas da UCS para uma apresentação que aproxima sonoridades do folclore do Pampa à música de concerto, com repertório de Yanel em arranjos do também violonista Daniel Sá. O concerto em Bento ocorre depois da apresentação em Caxias do Sul, dia 25 de agosto. A série de apresentações segue para Vacaria e Canel a. O projeto é uma realização do Ministério da Cultura, Governo Federal, Lions Clube de Caxias do Sul Educação e Cultura – LionsEduC e Universidade de Caxias do Sul – UCS.

“Acuarela Del Sur” é um mosaico musical do continente sul-americano. O espetáculo é carregado de ritmos e sotaques onde se misturam zambas, chacareras, chamamés, milonga e tangos. A proposta também está ancorada nos conceitos de ancestralidade, herança e hereditariedade trazidas à contemporaneidade. Para tanto, estão no palco Lucio Yanel, referência no violão pampeano, e o Grupo de Cordas da UCS com sua formação que contempla violinos, violas, violoncelos e contrabaixos.

O repertório do espetáculo inclui músicas autorais de Yanel, algumas dedicadas a outros artistas como Yamandu Costa (“Dois Tempos”) e também inclui um clássico do folclore andino (“El Condor Pasa”, considerado o hino não oficial dos povos da América Latina). A seleção de peças musicais buscou traçar um panorama da identidade cultural e das referências que a música feita no Rio Grande do Sul e em de países vizinhos como Argentina, Uruguai e Paraguai.

Figura reverenciada por sua trajetória artística, Lucio Yanel é violonista, compositor, ator e folclorista. Na sua carreira de mais de 40 anos , percorreu a América do Sul pesquisando formas, sons e ritmos. É um investigador, um estudioso. Sua obra é uma significativa contribuição para a nossa cena cultural. É considerado pelos críticos e acadêmicos da área musical como o violonista mais importante de todos ostempos no Rio Grande do Sul na área folclórica, sendo um ícone das bases que sustentam a musicalidade gaúcha.

Formado por violinos, violas, violoncelo e contrabaixo, o Grupo de Cordas da UCS é expressão artística tradicional na Música de Câmara  que traz a sonoridade, a vivacidade e a expressividade característica dos instrumentos de arco. Em suas atividades, traz programas específicos como o de Música Brasileira de Villa-Lobos, Carlos Gomes, de Cinema e Música de Cena e, ainda música popular em arranjos estilizados.

Assim, misturando o popular e o erudito na união do violonista com o Grupo de Cordas da UCS, “Acuarela Del Sur” tem arranjos do músico Daniel Sá que percorrem ritmos musicais de diferentes regiões da América do Sul de forma a unir a música orquestral e folclórica, propondo ao público um grande painel pincelado pelas sonoridades da música pampeana.

O projeto é realizado com financiamento da Lei Federal de Incentivo à Cultura com patrocínio de Metalúrgica Buzin, Ferrolan, Grupo Baw, Mebrafe, Perfilisa, Multiflon e HD Parts. A realização é do Ministério da Cultura, Governo Federal,  Lions Clube de Caxias do Sul Educação e Cultura – LionsEduC e Universidade de Caxias do Sul - UCS.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários