A atuação do grupo de voluntários Pé Na Lama, de Bento Gonçalves, foi reconhecido na noite desta segunda-feira, 26 de agosto, em Porto Alegre. Eles foram homenageados com o troféu Mérito da Vakinha, em um evento que marcou o encerramento e prestação de contas dos mais de R$ 79 milhões arrecadados para ajudar famílias atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul.
O evento foi organizado pelo Instituto Vakinha, que organizou o que foi chamado de a maior campanha de arrecadação do Rio Grande do Sul. Ao lado do Humorista Badin e dos integrantes do Pretinho Básico, programa da Rádio Atlântida, foram arrecadados quase R$ 80 milhões, que foram destinados para os atingidos das enchentes.
Edson Rigo e Caroline Josende representaram o Grupo Pé Na Lama e receberam o troféu das mãos do humorista Badin. Eles lideram um grupo de voluntários que conta com aproximadamente 260 voluntários e mais de 100 caminhonetes cadastradas. Até agora, o grupo já entregou 1 mil toneladas de donativos (equivalente a 50 carretas com 20 mil quilos cada) para cerca de 40 municípios gaúchos.
O grupo tinha recebido um recurso do Instituto Vakinha e fizeram a prestação de contas de todo o valor utilizado. Mesmo passados quase quatro meses da tragédia climática, o grupo segue entregando donativos para famílias necessitadas pelo Rio Grande do Sul afora. No próximo final de semana, ele sseguirão para a cidade de Canoas, um dos municípios mais auxiliados pelo grupo.