A partir desta quinta-feira, 20, as cidades italianas de Mori, Isera e Brentonico passam a ser consideradas cidades irmãs de Bento Gonçalves. O Gemelaggio, como é chamado o termo de irmandade dos municípios, foi assinado no Salão Nobre da Prefeitura, pelo Prefeito Guilherme Pasin, vice-prefeito Aido José Bertuol, o cônsul da Itália em Porto Alegre, Roberto Bortot, pelo presidente da Comunità dela Vallagarina, Stefano Bisofi e comitiva italiana.
O grupo de italianos foi recepcionado com o hino de Bento Gonçalves e da Itália entoados por Beto Malheiros e Tobias Kemerich. A comitiva permanece no município até domingo, 23. Nas agendas, visitas técnicas no IFRS, Embrapa, reunião com representantes do Círculo Trentino, e visitas aos roteiros turísticos. Integram a comitiva a vice-presidente e vereadora Enrica Zandonai; vice-prefeito de Isera Franco Nicolodi, vice-prefeito de Terragnolo, Daniele Stedile; vereadora de Isera, Antonella Marzadro; vereadores de Rovereto, Viliam Angeli e Ruggero Pozzer; vereador de Terragnolo Fausto Peterlini; vereador de Trambileno Fabrizio Gerola; assessora da Infraestrutura urbana e obras, ambiente, agricultura e promoção do Território do Município de Nogaredo, Lina Salvadori; assessor de Infraestrutura Urbana e obras, patrimônio e cultura do Município de Roveretto Maurizio Tomazzoni, o presidente da Associação Trentini Nel Mondo Armando Maistri e Franca Bellorio.
O acordo tem o objetivo de proporcionar a troca de informações, iniciativas de intercâmbio, ações para o desenvolvimento socioeconômico, na agricultura, turismo, saúde, educação e administração. "A adesão de Isera, Mori e Brentonico no Gemellaggio é um momento importante, pois consolida o trabalho de resgate da história iniciado em 1997, no encontro da família Giordani. Buscamos não só a troca de informação, mas que o passado se projete no futuro para ativar a colaboração e sinergia para atuação na cultura, economia, inovação, gastronomia e comércio", afirma o presidente da Comunità Dalla Vallagarina, Stefano Bisofi.
Representando as cidades que aderiram ao Gemellaggio, o assessor do Meio Ambiente do Município de Mori, Roberto Calliari declarou estar "muito feliz de participar deste alargamento do acordo, em uma terra tão hospitaleira. Agradeço aqueles, que começaram toda está história. Obrigado por este acordo e vamos trabalhar para unificar ainda mais nossas comunidades".
O cônsul da Itália em Porto Alegre, Roberto Bortot, ressaltou a importância do Rio Grande do Sul na história da Imigração. "A cidade está em um estado que tem uma história de coragem e vontade de independência. Uma terra de muito amor, que apaixona pela língua e pela trajetória. Um pedaço da história que teve a contribuição dos imigrantes, que auxiliaram no desenvolvimento e transformaram em uma terra empreendedora. Uma cidade que recebe grandes eventos, como a Wine South America".
Para o presidente da Associação Trentini Nel Mondo, Armando Maistri, Bento é uma cidade que carrega a memória dos imigrantes que construíram o que estamos vivendo hoje com muita determinação. As palavras são a identidade, assim como o vinho, são a reciprocidade do que as cidades assinam hoje", concluiu.
O prefeito Guilherme Pasin assinou a Lei Municipal incluindo as três cidades no Gemellaggio. "Precisamos entender este sentimento que faz com que tanto tempo depois possamos cruzar o oceano atlântico em busca de manter um elo sempre firme. A todo momento entendemos e reconhecemos nossa história e buscamos entender se nossos atos no novo mundo, espelham orgulho aos nossos antepassados. Por tudo que poderíamos fazer nada será mais profundo como reconhecimento de boas vindas, do que o mais simples e sincero aplauso", celebra.
Na ocasião foram entregues flâmulas e lembranças dos Municípios. Representantes do Lions homenagearam o Presidente Bisofi e iniciaram as tratativas de irmanação entre os clubes. O vice-presidente do Círcolo Trentino, Sandro Giordani, homenageou o Stefano e o representante da Città Del Vino, Carlo Rossi. Além de entregar o documento denominado Pacto Patrimonial RS+5, uma proposta para os 150 anos da imigração em 2025. Um trabalho que será desenvolvido nos próximos anos com foco no patrimônio do imigrante italiano e Museu do Imigrante.
Em 2007 os municípios de Nogaredo, Rovereto, Terragnolo, Trambileno e Villa Lagarina e o município de Bento Gonçalves deram início ao fortalecimento dos laços de conhecimento e colaboração entre os descendentes daqueles que a partir de 1800 deixaram a região do Trentino Alto Adige para serem acolhidas em terras brasileiras. "O desejo desta troca de experiências e conhecimento com a Itália começou ainda com o Prefeito Darcy Pozza, foi se consolidando e os laços fortalecidos. Hoje é um momento muito importante em que mais cidades são agregadas as cidades irmãs", destaca o representante do Gemellaggio, Cesar Prezzi.
Mín. 14° Máx. 25°