A gastronomia e hotelaria da Região da Uva e do Vinho terão um livro especial que irá resgatar a história dos setores nas últimas décadas. O projeto Retratos da Uva e Vinho foi apresentado na noite desta terça-feira, 18, no Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (Segh) – Região Uva e Vinho, em Caxias do Sul. A turismóloga Paula Nora e a produtora cultural Cristina Nora Calcagnotto uniram forças com o Segh para realizar uma ampla pesquisa sobre a história da gastronomia e hotelaria dos 19 municípios que integram a região Uva e Vinho.
"A partir deste momento, chamamos para que a comunidade contribua enviando materiais que contem a história de empreendimentos da gastronomia e hotelaria. Podem ser fotografias, relatos, recortes de jornal, atas de reuniões, rótulos de produtos, receitas, curiosidade, ou até mesmo informando sobre pessoas que foram fundamentais no desenvolvimento dos setores da gastronomia e hotelaria”, convida Paula. Ela informa que o envio pode ser feito pelo e-mail [email protected]. O lançamento do livro, ainda sem título definido, está previsto para o final deste ano.
O presidente do Segh, Vicente Perini Filho, lembra que a proposta de fazer um resgate histórico sobre os segmentos da gastronomia e hotelaria surgiu em função das comemorações dos 70 anos do sindicato, completados em 2018. O presidente também enaltece o apoio das empresas que compreenderam a importância do projeto e ajudaram a viabiliza-lo.
“Esta noite foi simbólica para darmos início a coleta de dados. O objetivo deste projeto é divulgar os feitos dos empreendedores destes setores ao longo de mais de sete décadas, tudo o que construíram pela região, gerando renda, trabalho e constituindo um verdadeiro legado para as futuras gerações”.
A produtora cultural Cristina Nora Calcagnotto enfatiza que o projeto Retratos da Uva e Vinho vai além da publicação do livro, englobando quatro mesas-redondas em datas que serão divulgadas posteriormente e a circulação de uma exposição fotográfica com imagens artísticas produzidas durante o processo de pesquisa.
“O projeto busca de forma ampla e cuidadosa ser um meio de difusão e socialização do conhecimento. Esta sistematização e registro da história é fundamental para a manutenção da memória e para a valorização da identidade local”, defende.
Cristina informa que o lançamento do livro, no final do ano, contará com eventos nos municípios de Caxias do Sul e Bento Gonçalves. A distribuição gratuita dos exemplares será feita para pessoas interessadas da comunidade, além de acervos de bibliotecas e de entidades de todo o país.
“A ideia é que, posteriormente, o livro seja disponibilizado também na forma de e-book para que perdure como instrumento aberto e colaborativo, alimentado pela comunidade de forma contínua”, completa Cristina.
O projeto conta com o financiamento da Lei Federal de Incentivo à Cultura e com os patrocínios das empresas Braslux Indústria de Auto Peças, Ilumatic Iluminação Eletrometalúrgica, Imobrás Indústria de Motores Elétricos, Intral – Indústria de Materiais Elétricos, Multiflon Revestimentos Antiaderentes, NL Informática, Nutrire Indústria de Alimentos, Supermercados Andreazza, Suplay Componentes e Suprimentos, Veronese Indústria de Produtos Químicos e XP Distribuição e Representação.
Integram a região Uva e Vinho e fazem parte da pesquisa os municípios de Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Cotiporã, Fagundes Varela, Farroupilha, Flores da Cunha, Guabijú, Monte Belo do Sul, Nova Pádua, Nova Prata, Protásio Alves, Santa Tereza, São Jorge, São Marcos, Veranópolis, Vila Flores, Vista Alegre do Prata e Pinto Bandeira.
Mín. 14° Máx. 25°