Em uma ação estratégica de divulgação e relacionamento, a ‘Rota dos Capitéis - Caminhos da Imigração e da Fé’ participa da 47ª Expointer (de 24 de agosto a 1º de setembro, em Esteio), em um espaço especial no inédito estande que o Consulado Geral da Itália em Porto Alegre mantém na feira. A iniciativa consular reúne outras seis empresas, todas ligadas à Itália, e tem por objetivo incentivar as relações comerciais bilaterais.
Durante a Expointer, representantes dos dez municípios integrantes do roteiro – Bento Gonçalves, Boa Vista do Sul, Carlos Barbosa, Coronel Pilar, Farroupilha, Garibaldi, Imigrante, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Santa Tereza – receberão os visitantes e compartilharão detalhes sobre o atrativo turístico, exibidos em vídeo e também materiais impressos.
Projeto de caráter cultural, a Rota dos Capiteis surgiu como forma de valorizar e, principalmente, preservar igrejas, capelas, grutas e capitéis, alguns deles presentes na paisagem serrana há mais de um século. Sua concepção está inspirada na data e integra a agenda das comemorações dos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul, em 2025.
O roteiro regional totaliza 330 quilômetros, passando pela sede de cada uma das cidades. Há, também, 33 rotas circulares, que somam 866 quilômetros. Ao todo, são 468 construções religiosas (252 capitéis, 175 capelas, 23 grutas, 16 igrejas e duas ermidas) mapeadas e que receberão sinalização indicativa de pertencimento ao roteiro, com painel cultural trazendo informações sobre o local. O percurso poderá ser feito pelos visitantes por meio de veículos motorizados, por ciclovia ou caminhada. Os caminhos estão sendo desenvolvidos segundo normas ABNT/ISO, por meio da empresa NOMAS. A previsão é de que até o início de 2025 o roteiro esteja pronto para receber o público.
A ‘Rota dos Capitéis - Caminhos da Imigração e da Fé’ é capitaneada pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves, de forma conjunta com os dez municípios envolvidos, e tem o patrocínio de Banrisul, Rio Grande Seguros e Previdência, Deputado Estadual Guilherme Pasin, Sebrae e Sicredi.