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CE analisa inclusão de perspectiva feminina nos currículos escolares
O projeto de lei que torna obrigatória a inclusão de abordagens femininas nos conteúdos curriculares do ensino fundamental e do ensino médio é um d...
23/08/2024 10h53
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Agência Senado

O projeto de lei que torna obrigatória a inclusão de abordagens femininas nos conteúdos curriculares do ensino fundamental e do ensino médio é um dos sete itens da pauta deliberativa da Comissão de Educação (CE) na terça-feira (27). A reunião terá início às 10h.

Da deputada Tabata Amaral (PSB-SP), o PL 557/2020 promove alterações na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional ( Lei 9.394, de 1996 ) para incluir "abordagens fundamentadas nas experiências e perspectivas femininas" nos currículos e também cria a Semana de Valorização de Mulheres que Fizeram História. A relatora, senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS), apresentou parecer pela aprovação. Caso seja aprovado na CE, o texto seguirá para votação do Plenário.

De acordo com o projeto, as abordagens a serem incluídas nos currículos devem abranger aspectos da história, da ciência, da arte e da cultura do Brasil e do mundo, de forma a resgatar as contribuições, as vivências e as conquistas de mulheres nas áreas científica, social, artística, cultural, econômica e política.

A proposta também prevê que a Semana de Valorização de Mulheres que Fizeram História será uma campanha anual que acontecerá na segunda semana do mês de março nas escolas de educação básica.

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Tabata Amaral argumenta que as mulheres têm baixa representação no mundo científico em razão do preconceito e do desencorajamento quanto aos lugares que podem ocupar, apesar de demonstrarem excelente desempenho escolar. "Nesse sentido, o projeto visa combater uma falaciosa cultura machista e fomentar nas meninas a possibilidade de se tornarem cientistas ou lideranças políticas e, nos meninos, maior respeito pelas mulheres".

Semana Cultural Interescolar

Outro projeto em pauta na CE é o PL 1.825/2023 , que cria a Semana Cultural Interescolar nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio.

Conforme o texto, a semana cultural deverá fazer parte do calendário escolar. A data sugerida é a primeira semana do mês de outubro. O evento também deve ser aberto à participação dos pais de alunos e da comunidade em geral, além de incentivar a participação voluntária de artistas e de representantes da cultura popular na realização das atividades previstas.

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Na justificativa do projeto, o autor, deputado Rodrigo Gambale (Podemos-SP), aponta que a iniciativa busca colaborar com uma significativa melhoria dos estudos de modo geral por propiciar aos alunos uma experiência que possibilite integralidade entre os conhecimentos científicos, sociais e culturais, estimulando a criatividade e explorando habilidades que podem refletir na vida escolar e fora dela.

A relatora, senadora Damares Alves (Republicanos-DF), apresentou voto favorável, ao reconhecer que a iniciativa busca não apenas enriquecer o currículo escolar, mas também promover a integração entre a comunidade escolar e as famílias, “fortalecendo laços comunitários, valorizando a cultura como pilar educacional e promovendo a participação ativa das famílias, componente crucial desta proposta”.

Proposta tem voto favorável da relatora na Comissão de Educação, senadora Soraya Thronicke - Foto: Pedro França/Agência Senado