Uma apreensão ocorrida na madrugada desta sexta-feira, 23 de agosto, em Bento Gonçalves, mostra a necessidade de urgente de políticas públicas para salvar crianças que moram em locais periféricos do mundo das drogas. Uma adolescente de apenas 15 anos foi flagrada com mais de 470 pedras de crack no bairro Conceição. O recrutamento de menores de idade está cada vez mais frequente entre os traficantes de drogas, justamente por eles não serem recolhidos ao presídio, mediante a legislação.
O flagrante na menor foi dado por volta da 0h30min, no bairro Conceição. Os policiais faziam buscas a suspeitos da autoria de um homicídio ocorrido na Rua Livramento, quando cruzaram nas proximidades de um conhecido ponto de tráfico na cidade. No local, eles avistaram a jovem entrando com uma sacola nas mãos.
Antes de entrar no imóvel, os policiais abordaram a adolescente. Na sacola, foram encontradas 473 porções de crack, 10 porções de maconha, 1 balança de precisão, R$191,00 em moeda corrente e insumos utilizados para embalar entorpecentes. A jovem foi apreendida e levada para o registro de ocorrência na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Bento Gonçalves.
Após o registro do fato, a adolescente foi entregue para um familiar responsável.