A Penitenciária Estadual de Bento Gonçalves (PENEBG) foi um dos alvos da Operação Nemeia realizada pela Polícia Civil nesta quarta-feira, 21 de agosto. Alvo eram integrantes de facção criminosa que estavam ordenando a lavagem de dinheiro oriunda do tráfico de drogas. Além de Bento Gonçalves, a ação foi realizada nas cidades de Porto Alegre, Encantado, Canoas, Eldorado do Sul, Charqueadas e Novo Hamburgo.
Participam da ação integrantes da 4ª Delegacia de Investigações do Narcotráfico (4ªDIN/Denarc). Na operação, foram cumpridos 56 (cinquenta e seis) mandados de prisão preventiva, 59 (cinquenta e nove) mandados de busca e apreensão, 59 (cinquenta e nove) bloqueios de contas bancárias e 06 (seis) sequestros de veículos. Até o momento, cerca de 40 pessoas foram presas e vários documentos e celulares foram apreendidos.
Uma investigação constatou que a movimentação bancária da organização criminosa era milionária e contava com uma rede de pessoas voltadas para a posterior lavagem do capital obtido pelo comércio de entorpecentes no interior do Sistema Penitenciário. Somando-se a isso, o fato dos entorpecentes serem traficados em um ambiente de acesso dificultado, permitiu que os investigados cobrassem alto valor pelas drogas, o que gerou, por sua vez, uma movimentação milionária de capital ilícito. Também foi verificada a clara intenção dos investigados de introjetar o capital ilícito na economia, convertendo-o em bens de luxo, empresas e imóveis.
Mín. 13° Máx. 29°