Não foi desta vez que o Farrapos conseguiu trazer o título inédito do Super Sevens para o Rio Grande do Sul. Apesar de protagonizar a melhor campanha de sua história na competição nacional, a equipe alviverde foi derrotada pelo Jacareí-SP na decisão pelo placar de 12 a 7, na prorrogação, ficando com o vice do torneio. O Campeonato Brasileiro de Rugby Sevens (modalidade olímpica do rugby) foi realizado nos dias 15 e 16, em Taubaté. Com o vice, o Farrapos garantiu o Bolsa Atleta para os jogadores que atuaram na competição.
Após finalizar a primeira fase com 100% de aproveitamento, o Farrapos eliminou, na semifinal, o Desterro-SC com tranquilidade. O alviverde de Bento Gonçalves foi amplamente superior na partida e derrotou os catarinenses pelo placar de 33 a 7, com tries de Bigode, Coghetto, Facundo, Civardi e Duda. Na outra semifinal, o Jacareí-SP derrotou o Pasteur-SP por 19 a 7.
Na decisão, o Farrapos reencontrou a equipe do Jacareí-SP, atual campeão do torneio. As equipes haviam se enfrentado na primeira fase, com vitória do time de Bento Gonçalves pelo placar de 14 a 7.
Na etapa inicial, o Farrapos abriu o placar da decisão com try de Coghetto. No segundo tempo de jogo, o Jacareí-SP reagiu e empatou com try de Drudi, 7 a 7. Com a igualdade, o título foi decidido na prorrogação, na qual Renatinho anotou o try que deu a vitória para os paulistas e decretou o tricampeonato brasileiro ao Jacareí-SP.
Com o vice-campeonato, o Farrapos atingiu o melhor resultado de sua história no Super Sevens, garantindo o Bolsa Atleta aos jogadores que disputaram o torneio.
Campanha do Farrapos no Super Sevens
Sábado, dia 15
Farrapos 14 x 7 Jacareí-SP
Farrapos 19 x 14 São José-SP
Farrapos 36 x 7 SPAC-SP
Domingo, dia 16
Semifinal - Farrapos 33 x 7 Desterro-SC
FINAL – Farrapos 7 x 12 Jacareí-SP
A conquista do Bolsa Atleta
Atualmente, são seis as categorias de bolsa oferecidas pelo Ministério da Cidadania. Os atletas do Farrapos garantiram a bolsa na categoria Nacional. A partir da assinatura do termo de adesão, os contemplados recebem o equivalente a 12 parcelas do valor definido na categoria, no caso, R$ 925. O dinheiro é depositado em conta específica do atleta na Caixa Econômica Federal.
O Bolsa Atleta atende atletas que tenham obtido bons resultados e sem necessidade de intermediários. Basta que cumpra os requisitos, mantenha-se treinando e competindo e alcance bons resultados nas competições qualificatórias indicadas pelas respectivas confederações. A principal prestação de contas do atleta ao governo e à sociedade é a obtenção de resultados expressivos nas disputas.
Mín. 16° Máx. 26°