O Grêmio ficou no quase e acabou eliminado na Copa da Libertadores da América. Jogando no Rio de Janeiro, o time do técnico Renato Gaúcho perdeu para o Fluminense nas penalidades por 4 a 2. No tempo normal, a partida terminou 2 a 1 para o tricolor carioca.
O jogo começou com o Fluminense avassalador e dominando todas as ações. Rapidamente, o time do técnico Mano Menezes abriu o placar em uma cabeçada do zagueiro Tiago Silva. Aos 28 minutos, o árbitro marcou pênalti após a bola bater no braço de Dodi dentro da área. John Arias cobrou e fez o 2 a 0 para os tricolores cariocas.
No segundo tempo, o Grêmio voltou melhor e chegou a descontar em uma cabeçada do zagueiro Jemerson. Porém, ele estava adiantado e o impedimento foi marcado. O tricolor gaúcho continou insistindo e marcou seu gol com Gustavo Nunes. A partir daí as duas equipes tiraram o pé esperaram as penalidades.
Nas penalidades, o Grêmio saiu em vantagem, quando Paulo Henrique Ganso errou a primeira penalidade. Porém, o tricolor desperdiçou a vantagem ao perder duas penalidades com Nathan Pescador e Cristaldo. John Arias foi o carrasco dos gaúchos, marcando mais uma vez de pênalti e garantindo a vaga do Fluminense nas quartas de final da Libertadores da América.