Um impasse entre a empresa Nascimento Serviços de Limpeza Ltda e a Prefeitura de Bento Gonçalves gerou preocupação entre os funcionários terceirizados que atuam na higienização e recepção em repartições públicas da cidade. A situação veio à tona ainda na quinta-feira, 15 de agosto, quando a empresa comunicou aos trabalhadores que o vale-alimentação de R$ 355,00, referente ao mês de agosto, não seria creditado, alegando falta de repasse financeiro por parte da prefeitura desde fevereiro de 2024.
No comunicado enviado aos funcionários em um grupo de Whatsapp, a empresa afirmou que, apesar de estar arcando com todos os custos operacionais, salários e benefícios, chegou ao limite de sua capacidade financeira sem o recebimento dos pagamentos devidos pela prefeitura. “A prefeitura (nosso contratante) não paga a empresa Nascimento Serviços de Limpeza Ltda desde fevereiro de 2024. Nossa empresa vinha arcando com todo custo operacional, salários e benefícios para todos, porém alertou a prefeitura que não tínhamos mais condições de pagar sozinhos os valores. Não obtendo retorno financeiro, não foi pago o vale-alimentação deste mês. Assim que recebermos, repassaremos a todos os devidos valores”, afirmou o comunicado.
A informação causou apreensão entre os trabalhadores, que ficaram sem o benefício essencial para o sustento diário. Entretanto, no dia seguinte, uma nova mensagem do encarregado da empresa trouxe um alívio temporário, informando que o prefeito Diogo Siqueira havia entrado em contato com a gerência operacional da Nascimento Serviços de Limpeza e garantido que todos os pagamentos seriam acertados em breve. “O prefeito entrou em contato com nosso Gerente operacional e garantiu que amanhã todos os pagamentos irão ser acertados, sendo assim nossa empresa recebe e repassará os valores!”, destacou a mensagem. Porém, até as 10h30min desta terça-feira, 20 de agosto, o dinheiro não tinha entrado na conta dos trabalhadores.
O QUE DISSE A PREFEITURA
Por outro lado, a Prefeitura de Bento Gonçalves contestou as alegações feitas pela empresa. Em nota oficial repassada pela Assessoria de Imprensa, a administração municipal afirmou que a informação de que a Nascimento Serviços de Limpeza Ltda não recebe os valores pactuados não procede. A prefeitura garantiu que os pagamentos estão sendo executados dentro das normas contratuais e que o pagamento do vale-alimentação do mês de agosto está confirmado.
O impasse gerou um clima de incerteza entre os funcionários terceirizados, que agora aguardam a resolução do problema e o recebimento dos valores devidos. Enquanto a empresa e a prefeitura trocam declarações contraditórias, os trabalhadores continuam a desempenhar suas funções, mas com a expectativa de que a situação seja resolvida de forma definitiva nos próximos dias. O medo maior é que, no mês de setembro, o salário integral não seja pago devido ao impasse.
A Prefeitura de Bento Gonçalves e a empresa Nascimento Serviços de Limpeza Ltda ainda não anunciaram um desfecho concreto para a questão, mas os funcionários esperam que o acordo prometido seja cumprido e que o pagamento do vale-alimentação seja regularizado o mais rápido possível.