Na semana passada, em Porto Alegre, aconteceu o lançamento do livro “O legado de todos os transportadores gaúchos”, nova obra do escritor Luis H. Rocha que conta a história dos transportadores no Rio Grande do Sul. O evento aconteceu na sede do Sindicato dos Transportadores de Cargas e Logística do Rio Grande do Sul (SETCERGS), em meio ao aniversário da entidade que comemora 65 anos.
Sobre o livro o autor ressalta que “a maior surpresa na pesquisa, foi a atuação do Sindicato na área social. Esse é o terceiro livro que escrevo sobre transporte e mesmo assim me surpreendeu o trabalho do Setcergs. Desde a construção de escolas em Porto Alegre, apoio a entidades, até a criação do Banco de Alimentos do RS, uma entidade que já doou mais de 70 milhões de quilos de alimentos para entidades”.
“Cabe ressaltar – prossegue o autor – o trabalho dos transportadores nos momentos de crises. Na pandemia, todo mundo ficou em casa e eles cuidaram de toda a logística para que nada faltasse, nem em casa, nem na rede de saúde que necessitou naquele momento de uma imensa estrutura para salvar vidas. Outro exemplo foi nas enchentes que assolaram o estado este ano. Com empresas alagadas, parte da frota inoperante, estradas intransitáveis, mesmo assim montaram uma estrutura gigantesca de apoio a quem precisava. Me sinto honrado em escrever esse livro”, finalizou Rocha.
O livro agora passa a fazer parte de uma exposição itinerante sobre a história do transporte que percorrerá o Rio Grande do Sul, inclusive Bento Gonçalves, com data ainda a ser definida.
Mín. 13° Máx. 20°