Geral Cultura Negra
Movimento Negro Raízes coordena ação de ajuda a quilombos no RS
A iniciativa, intitulada #MudaRS, é impulsionada pela nova canção "Muda", do cantor Chico César, e tem como objetivo arrecadar fundos para apoiar os quilombos gaúchos.
13/08/2024 09h50
Por: Marcelo Dargelio

Sensibilizados pela devastação causada pelas recentes enchentes nos quilombos do Rio Grande do Sul, o cantor e compositor Chico César, em parceria com os músicos Cláudio Jorge e Gelson Oliveira, lançou uma campanha nacional de doação para ajudar essas comunidades em estado de calamidade. A iniciativa, intitulada #MudaRS, é impulsionada pela nova canção "Muda", que os artistas interpretam juntos, e tem como objetivo arrecadar fundos para apoiar os quilombos gaúchos. O Movimento Negro Raízes, de Bento Gonçalves, será a entidade responsável pela gestão dos recursos.

A campanha foi lançada junto com a música "Muda", que aborda questões de conscientização ambiental e social. O videoclipe, produzido por Dom Filó e dirigido por David Obadia, foi desenvolvido em parceria com o Instituto Cultne, uma importante manifestação da cultura brasileira e Patrimônio Material Cultural do Rio de Janeiro. O lançamento do clipe visa aumentar a visibilidade da campanha e mobilizar o maior número possível de doadores para a causa.

O fundo arrecadado pela campanha será gerido pelo Movimento Negro Raízes, uma entidade com sede em Bento Gonçalves, reconhecida por suas contribuições culturais e sociais, tendo recebido três Prêmios Zumbi dos Palmares da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. O Movimento Negro Raízes é uma das mais respeitadas representações negras do Estado, e sua experiência em liderar projetos comunitários será crucial para garantir que as doações cheguem diretamente aos quilombos mais afetados.

Os quilombos do Rio Grande do Sul, que abrigam uma população historicamente marginalizada e que representa cerca de 20% dos habitantes do estado, foram gravemente afetados pelas enchentes, com muitas comunidades enfrentando dificuldades extremas. Chico César destacou a importância da campanha ao afirmar: "Nossos irmãos foram muito pouco assistidos, porque as doações não chegam até eles. Quanto mais o tempo passa, mais difícil é a situação dos quilombos. Precisamos agir e ajudar."

Continua após a publicidade

Dom Filó, envolvido na produção do videoclipe, reforçou a necessidade de mobilização: “Sempre lutei contra o apagamento histórico da população afro-descendente e o RS possui cerca de 20% da população que fica invisibilizada. Hoje, nós podemos montar nossa própria rede de apoio para reconstruir nosso legado.”

A campanha #MudaRS convida todos os brasileiros a se solidarizarem com as comunidades quilombolas do Rio Grande do Sul. As doações podem ser feitas através da chave Pix movimentonegroraizes@gmail.com ou acessando as redes sociais do Instituto Cultne (@cultne) e seu site oficial (https://cultne.org.br/). Toda a ajuda é fundamental para reconstruir as vidas e lares que foram destruídos pelas enchentes.

Com a união de esforços e a conscientização promovida pela música e pelo movimento cultural, a campanha #MudaRS espera fazer a diferença na vida de milhares de pessoas que dependem dessa solidariedade para recomeçar.

Continua após a publicidade