O Clube Esportivo encerrou o primeiro turno do Campeonato Gaúcho da melhor forma possível: com uma vitória no grande Clássico da Polenta. Com gol de Galiardo, a equipe Alviazul quebrou a invencibilidade do cCaxias e venceu por 1 a 0, em confronto realizado na tarde deste domingo, dia 9, no Estádio Montanha dos Vinhedos. Com o resultado positivo, o Esportivo finalizou o primeiro turno com a 5ª melhor campanha.
Para o Clássico da Polenta de número 146, o técnico Carlos Moraes promoveu diversas modificações no time titular e no esquema tático. O treinador voltou a utilizar o 3-5-2, presente em boa parte da campanha do vice-campeonato da Divisão de Acesso de 2019. Na nova configuração, Carlos Moraes trocou algumas peças, colocando o zagueiro Édson Borges, o meia Diogo e o centroavante Flávio Torres como titulares.
O jogo:
O Esportivo iniciou a partida pressionando os visitantes. No primeiro ataque da partida, Bovi cortou para o meio e finalizou da intermediária, porém por cima do gol. Em seguida, Galiardo recebeu pela direita e, na entrada da grande área, arrematou cruzado para o gol, contando com o desvio da defesa e a falha do goleiro Marcelo Pitol para abrir o placar da partida a favor do Esportivo, 1 a 0.
Após o gol, o Esportivo se abdicou de pressionar o adversário e passou a aproveitar os espaços da equipe Grená. O Caxias, por sua vez, começou a controlar as ações da partida, oferecendo perigo ao gol defendido por Renan. A melhor chance do Caxias na etapa inicial surgiu aos 16 minutos. Em cobrança de escanteio, Jean cabeceou no canto, obrigando o goleiro Renan a fazer grande intervenção para impedir o gol dos visitantes.
O Caxias teve boas oportunidades para empatar na metade final do primeiro tempo. Vinícius Baiano, aos 25 minutos, finalizou de longe, mas Renan defendeu. Posteriormente, em um cruzamento para a área, Rômulo quase empurrou a bola para a própria meta. Ainda na etapa inicial, a equipe Grená reclamou de dois lances, nos quais os jogadores pediram pênalti, mas o árbitro Anderson Daronco nada marcou.
Na etapa derradeira, o Caxias seguiu melhor no jogo nos primeiros minutos. Aos 5 minutos, Juliano arrematou da entrada da grande área, mas sem direção. O Esportivo respondeu com finalização de Diogo, que passou na frente do gol. Pouco depois, em cobrança de falta, Flávio Torres desviou próximo à meta.
Com a forte marcação alviazul, o Caxias tentava buscar o empate através de finalizações de média e longa distância, porém pecou na falta de efetividade. Aos 37 minutos, em cobrança de falta de Diogo Oliveira, a bola passou rente ao travessão da meta de Renan. A resposta veio logo em seguida. Em contra-ataque, Galiardo recebeu e cruzou rasteiro para Caprini que, cara a cara com o gol, finalizou para fora. Sem mais nenhuma chance de gol, o placar terminou favorável ao Esportivo, que conquistou a vitória de número 38 no clássico.
Esportivo termina o primeiro turno com a 5ª melhor campanha
Com o resultado positivo, o Esportivo finalizou o primeiro turno com a conquista de duas vitórias, dois empates e sofrendo somente uma derrota. Os oito pontos somados na Taça Ewaldo Poeta colocaram a equipe alviazul no 5º lugar da classificação geral e na 3ª colocação do grupo B, terminando com quatro pontos a mais que a primeira equipe dentro da zona do rebaixamento. Além disso, o Esportivo está ocupando, até então, uma das vagas para a Série D do Campeonato Brasileiro.
O Esportivo volta aos gramados somente em março. Na abertura do segundo turno, o Esportivo vai encarar o São Luiz, de Ijuí, no dia 1º de março, às 16h, no Estádio Montanha dos Vinhedos.
Ficha técnica
Esportivo 1 x 0 Caxias – 5ª rodada do primeiro turno
Esportivo Renan; Edson Borges, Cleiton e Gullithi; Bovi, Washington, Galiardo, Diogo (Marcão) e Rômulo; Gustavo Sapeka (Caprini) e Flávio Torres (Fabrício Lusa) - Técnico: Carlos Moraes
Caxias: Marcelo Pitol; Eduardo Diniz (João Paulo), Jean (Venicio), Thiago Sales e Bruno Ré; Juliano, Carlos Alberto (Jean Carlos), Diogo Oliveira; Vinicius Baiano, Juninho Potiguar e Da Silva – Técnico: Rafael Lacerda
Gols: Galiardo 5’ 1T (Esportivo)
Arbitragem: Anderson Daronco, auxiliado por Tiago Augusto Kappes Diel e Fabricio Lima Baseggio
Classificação Final – 1º turno
Grupo B:
1º Caxias: 10
2º Grêmio: 9
3º Esportivo: 8
4º Aimoré: 6
5º São José: 5
6º Brasil de Pelotas: 4
Semifinais – Taça Ewaldo Poeta:
Caxias x Ypiranga
Internacional x Grêmio
Mín. 16° Máx. 26°