O município de Muçum, na Região do Vale do Taquari, será o prieiro do Rio Grande do Sul a receber a doação de casas que serão doadas pelo Movimento União BR, entidade especialista em criar hubs de emergências para desastres climáticos e que reuniu dezenas de entidades e empresários para doar 500 unidades habitacionais para desabrigados pela enchente de maio no Rio Grande do Sul. A cidade foi uma das atingidas pela tragédia e irá receber as primeiras 50 unidades do projeto casa modelo, que prevê a construção de imóveis em apenas 3 meses.
Feitas em parceria com a SteelCorp e o Instituto Leroy Merlin Obramax, as casas, construídas pelo método light steel frame, serão produzidas em uma fábrica temporária localizada na Ulbra, em Canoas. Cada casa terá custo de R$ 110 mil. As unidades medem 44 metros quadrados e têm dois dormitórios. Serão entregues com todos os acabamentos, louças de banheiro e eletrodomésticos. O movimento ainda fará esforço extra de arrecadação para custear o mobiliário. O Instituto Mulher em Construção irá capacitar mulheres para atuar nas obras, gerando também emprego e renda para o Rio Grande do Sul.
A seleção das famílias beneficiadas será feita pelas prefeituras, a partir do cadastro das necessidades nas áreas locais de assistência social. O governo do Estado atua no alinhamento com os Executivos municipais para escolha e doação dos terrenos.