A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) definiu os grupos e os moldes para o Estadual Juvenil de 2020. O Esportivo estará presente no grupo B da competição, ao lado dos clubes da Serra Gaúcha. O campeonato, que contará com 32 equipes participantes neste ano, tem início previsto para o dia 02 de maio.
As 32 equipes foram divididas em cinco grupos, dois com sete equipes e três com seis equipes. Na primeira fase classificatória, os clubes se enfrentam dentro de suas respectivas chaves em turno e returno, classificando os quatro primeiros colocados de cada grupo para a segunda fase. O Esportivo está no grupo B, ao lado do Juventude, Caxias, Apafut, de Flores da Cunha, Brasil de Farroupilha, PRS, de Garibaldi, e Nova Prata.
Na segunda fase classificatória, os dois primeiros colocados do grupo B da primeira fase formam um novo grupo com o terceiro e quarto do grupo A; e o terceiro e o quarto do grupo B formam uma nova chave com o primeiro e segundo colocado do grupo A. Essa mesma formação vale para os grupos D e E, sendo que o grupo C será formado com os quatro classificados da chave dos clubes da fronteira da primeira fase.
Para a fase de mata-mata, classificam-se os primeiros colocados de cada grupo e os três melhores segundos colocados das chaves. As quartas de final, semifinais e final serão decididas em jogos de ida e volta.
O grupo de atletas da categria sub-17 será composto por boa parte dos atletas vindos da categoria sub-15, que chegaram até a semifinal do Estadual Sub-15 de 2019. Além disso, o elenco deverá contar com novas peças pontuais obtidas através da avaliação de atletas, que está sendo realizada durante esta semana.
A categoria sub-15 do Esportivo, que também estará disputando o Campeonato Gaúcho, vai conhecer os adversários no dia 13 de fevereiro, em Congresso Técnico que será realizado na sede da FGF.
Mín. 16° Máx. 26°