O confronto entre Grêmio Esportivo marcou não só o primeiro jogo do alviazul na Arena, como também promoveu o reencontro do clube bento-gonçalvense com Renato Portaluppi. O treinador e ídolo do Grêmio, que iniciou sua trajetória no alviazul de Bento Gonçalves, fez questão de salientar o seu carinho pelo clube e pela cidade na coletiva de imprensa após a vitória por 5 a 0 sobre o Esportivo.
Renato passou grande parte de sua infância em Bento Gonçalves, e foi no Clube Esportivo onde iniciou sua carreira no futebol. Com apenas 16 anos, o ídolo do tricolor atuou em dez jogos vestindo a camisa alviazul, em 1979, ano do vice-campeonato gaúcho do Esportivo. O primeiro jogo em que atuou como profissional foi justamente contra o Grêmio, no Olímpico.
Depois de enfrentar diversas vezes o Esportivo quando atleta do Grêmio, Renato voltou a reencontrar o seu ex-clube em 2020, agora na função de treinador. “Não só eu como quase 100% dos jogadores sempre têm uma história, em algum lugar precisa começar. Fiquei muito pouco tempo lá. O Valdir Espinosa era o meu treinador, me descobriu, me trouxe para o Grêmio, mas tudo começou lá. Sinto um carinho muito grande por esse clube, pois abriram as portas para que eu pudesse fazer um teste, passei, e logo em seguida vim para o Grêmio”, explica Renato.
Além do Clube Esportivo, Renato falou sobre Bento Gonçalves e, em tom de brincadeira, afirmou torcer para o alviazul na última rodada para ajudar o Grêmio a terminar na liderança da chave B do Gauchão. “Tenho um carinho muito grande, pois me criei na cidade, me criei em Bento Gonçalves, comecei a jogar no Esportivo, e depois vim para essa potência. Não é todo mundo que tem um início. Sem dúvida alguma tenho um carinho grande pelo Esportivo, e espero, inclusive, que nos ajude no domingo”, comenta.
Mín. 16° Máx. 26°