Na manhã desta quarta-feira, 31 de julho, a Polícia Federal lançou a Operação Caça Mobile, focada em reprimir a importação ilegal de mercadorias estrangeiras, supostamente praticada por uma associação criminosa. A ação mobilizou 60 policiais federais e oito servidores da Receita Federal para cumprir 16 mandados de busca e apreensão nas cidades de Santa Maria, Caçapava do Sul, Cachoeira do Sul, São Borja, Uruguaiana, Giruá, todas no Rio Grande do Sul, e São José, em Santa Catarina.
A operação, autorizada pela Justiça Federal de Santana do Livramento, incluiu o sequestro de 20 veículos e dois imóveis em Santa Catarina. As investigações começaram em dezembro de 2022, após a prisão em flagrante de um homem com 11 celulares de origem estrangeira, escondidos no estepe de um veículo.
As diligências identificaram tanto lojas físicas quanto virtuais que comercializavam aparelhos telefônicos novos e usados, importados ilegalmente. Durante a operação, uma pessoa foi presa em flagrante pelo crime de descaminho, e mais de 400 celulares e outros dispositivos eletrônicos foram apreendidos. Além das buscas, os principais investigados foram interrogados, e medidas cautelares diversas da prisão foram aplicadas, bem como a constrição de bens para ressarcimento ao erário.
Resumo das Medidas por Município:
- Santa Maria/RS: 5 mandados de busca, 2 medidas cautelares diversas da prisão, 11 veículos sequestrados.
- Caçapava do Sul/RS: 4 mandados de busca, 2 medidas cautelares diversas da prisão, 3 veículos sequestrados.
- Cachoeira do Sul/RS: 1 mandado de busca.
- Uruguaiana/RS: 1 mandado de busca, 1 medida cautelar diversa da prisão, 1 veículo sequestrado.
- São Borja/RS: 2 mandados de busca, 1 medida cautelar diversa da prisão.
- Giruá/RS: 1 mandado de busca, 1 medida cautelar diversa da prisão, 3 veículos sequestrados.
- São José/SC: 2 mandados de busca, 2 medidas cautelares diversas da prisão, 2 veículos sequestrados, 1 imóvel sequestrado.
- Garopaba/SC: 1 imóvel sequestrado.
As investigações seguem em andamento para desmantelar toda a rede envolvida na importação ilegal e garantir a responsabilização dos envolvidos.
Mín. 13° Máx. 29°