Educação Empreendedorismo
Escolas de Bento brilham no projeto Miniempresa da Junior Achievement
Alunos das escolas do IFRS e do Impulso receberam destaques em Gestão de Finanças e Miniempresa Inovadora.
29/07/2024 10h36
Por: Marcelo Dargelio

Viabilizado em Bento Gonçalves pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC-BG), o projeto Miniempresa, da Junior Achievement, destacou dois negócios criados por estudantes de educandários do município, durante a formatura coletiva dos alunos participantes da iniciativa, ocorrida em Caxias do Sul. Os prêmios foram recebidos no UCS Teatro.

Entre as escolas de Bento, os alunos da Escola Impulso Bento foram eleitos a Miniempresa Inovadora, com a empresa Salute. Os alunos do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) tiveram a empresa Sinta-se premiada como a melhor na Gestão de Finanças. 

Além dessas duas instituições, que produziram perfume sólido e pomadas naturais, respectivamente, outras três escolas participaram neste ano do projeto. Os alunos do Mestre Santa Bárbara, por exemplo, criaram a empresa Mobile Support, de comercialização de porta-celulares. Na Epifania, sociedade dos alunos do Bom Retiro, os produtos foram marcadores de páginas, enquanto a Eko, empresa dos discentes do Sagrado Coração de Jesus, apostou no desenvolvimento de ecobags.

A formatura também premiou alguns dos 61 "advisors", como são chamados os conselheiros profissionais que acompanham os alunos durante a jornada empreendedora, atuantes nas áreas de recursos humanos, finanças, produção e marketing. De Bento Gonçalves, foram destaque Luis Ozelame e Cleivania Oselame, mentores nos segmentos produção e marketing, respectivamente.

Continua após a publicidade
Alunos da escola Impulso Bento foram destaque no projeto

 

O desafio dos alunos-empresários em criar uma empresa e um produto se iniciou em abril, no contraturno escolar, e se encerrou em junho. Durante esse período, recebem lições sobre mercado, viabilidade técnica de produção, precificação de produto e cálculo de lucro. O engenheiro Márcio Chiaramonte, assim como em 2023, foi um dos "advisors" desta edição. "Esse projeto é fundamental para que tenhamos nas gerações atuais o gosto por inventar, por produzir, por protagonizarem seu futuro", disse.

O CIC-BG quer não apenas manter como ampliar o projeto. Por isso, atua para trazer parceiros para o projeto da JA. "Nos tornamos a cidade que somos hoje por causa de nossos empreendedores. Esse projeto é uma continuação desse legado, para que nosso município continue gerando trabalho, renda e novidades", avaliou o presidente do CIC-BG, Carlos Lazzari.

Continua após a publicidade