13°C 29°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Ministério da Educação realiza vistoria no Campus da UCS

Autoridades avaliarão o espaço disponível e discutirão possíveis expansões, já que existe um projeto contratado para a ampliação do prédio.

28/07/2024 às 13h24
Por: Marcelo Dargelio
Compartilhe:
Ministério da Educação realiza vistoria no Campus da UCS

A instalação de um campus da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em Caxias do Sul deu um passo significativo com a visita técnica do secretário-executivo adjunto do Ministério da Educação (MEC), Gregório Grisa, marcada para a próxima segunda-feira, 29 de julho. A inspeção ocorrerá no Campus 8 da Universidade de Caxias do Sul (UCS), oferecido como possível sede da nova unidade federal. A visita contará também com a presença de Pedro de Almeida Costa, vice-reitor eleito da UFRGS, representando a reitora eleita, Márcia Barbosa.

Esta iniciativa faz parte de um esforço conjunto de líderes regionais, incluindo a deputada federal Denise Pessôa (PT) e o deputado estadual Pepe Vargas (PT), além do prefeito Adiló Dinomenico (PSDB), para trazer a UFRGS para a região da Serra Gaúcha. O objetivo é ampliar as oportunidades de educação superior e promover o desenvolvimento regional.

Denise Pessôa ressaltou a importância do campus para a comunidade local, mencionando a verba de R$ 60 milhões destinada pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Universidades para a construção do campus. Ela destacou que, embora o valor não inclua a compra do prédio do Campus 8, ajustes burocráticos poderão ser feitos para atender às necessidades de infraestrutura.

Durante a visita, Grisa e as demais autoridades avaliarão o espaço disponível e discutirão possíveis expansões, já que existe um projeto contratado para a ampliação do prédio. A reunião subsequente com o comitê regional e lideranças da Serra, programada para as 16h30 no auditório do Campus 8, abordará os próximos passos para a concretização do projeto.

O anúncio do novo campus da UFRGS, feito pelo ministro da Educação, Camilo Santana, em junho, prevê inicialmente a oferta de seis cursos para aproximadamente 2,8 mil estudantes. A expectativa é que a instalação da universidade federal na Serra Gaúcha não só expanda o acesso ao ensino superior de qualidade, mas também impulsione o desenvolvimento econômico e social da região.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários