O Clube Esportivo encara nesta segunda-feira, dia 3, o Grêmio, às 20h, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, em confronto direto na briga pela classificação à semifinal. Invicto, o alviazul de Bento Gonçalves necessita arrancar pontos do tricolor para se manter na briga em busca da vaga à próxima fase, caso contrário não terá mais chances para avançar na Taça Ewaldo Poeta.
Até então, o Esportivo realizou dois jogos fora de casa, ambos contra equipes que disputam divisões nacionais, e um confronto dentro de seus domínios. A equipe de Carlos Moraes somou cinco pontos, ocupando a 4ª colocação com nenhuma derrota sofrida. O Grêmio, por sua vez, está na vice-liderança da chave com seis pontos, conquistando duas vitórias e sofrendo um revés em casa, para o Caxias, na primeira rodada.
Na rodada passada, o Esportivo arrancou um empate fora de casa diante do Brasil de Pelotas. Já o Grêmio derrotou o São José, de virada, pelo placar de 2 a 1, na Arena do Grêmio. Com a vitória do Caxias sobre o Brasil, apenas uma vaga resta a ser definida no grupo B. A equipe alviazul deverá pontuar contra o Grêmio para permanecer com chances de classificação. Do contrário, uma vitória do Grêmio no confronto classifica o tricolor para a próxima fase.
Veja mais: Esportivo tem tabu de 13 anos sem vencer do Grêmio
Como as equipes vêm para o confronto:
No treino coletivo, realizado na manhã deste domingo, dia 2, Carlos Moraes colocou em campo a mesma equipe titular que atuou contra o Brasil de Pelotas. O Esportivo deverá vir a campo para enfrentar o Grêmio com Renan, Bovi, Cleiton, Gullithi e Rômulo; Galiardo, Lucas Hulk e Washington; Caprini, Gustavo Sapeka e Marcão.
Gustavo Sapeka é um dos destaques do Esportivo no Gauchão - Foto: Kévin Sganzerla\NB
O técnico do Esportivo terá todo o elenco à disposição, com exceção do meia Juninho Tardelli, que não entrará mais em campo pelo Gauchão devido à grave lesão, e do zagueiro Luis Eduardo, que segue se recuperando de fratura nos dedos da mão.
“Não vamos mudar muito a nossa estratégia em relação ao que viemos fazendo nos jogos fora de casa, haja visto que tem dado certo. Nós conseguimos suportar a pressão dos adversários, e conseguimos incomodar no ataque. Tanto no jogo contra o São José como contra o Brasil, saímos com a sensação que podíamos ter vencido. A estratégia, em princípio, deverá se manter a mesma”, afirma o zagueiro do Esportivo, Cleiton.
O Grêmio, de Renato Portaluppi, terá um novo desfalque para o jogo contra o Esportivo. Além de Jean Pyerre e Geromel, que seguem se recuperando de lesões, Kannemann também não estará em campo. O tricolor deverá contar com o mesmo time que atuou na rodada passada contra o São José.
A expectativa é da possibilidade da estreia dos reforços Thiago Neves, Orejuela e Diego Souza, que poderão estar entre os relacionados para a partida. O técnico tricolor deve mandar a campo Vanderlei; Victor Ferraz, Paulo Miranda, David Braz e Cortez; Maicon, Lucas Silva, Thaciano, Alisson e Everton; Luciano.
Serviço de jogo:
Grêmio x Esportivo
Data e horário: 03/02 – 20h
Local: Arena do Grêmio, Porto Alegre
Ingressos: R$ 70 (visitantes)
Arbitragem: Árbitro – Daniel Nobre Bins; Auxiliares: Maurício Coelho Silva Penna e Conrado Bittencourt Berger
4ª rodada – 1º turno:
Novo Hamburgo 0 x 0 São Luiz
Pelotas 3 x 1 Juventude
Ypiranga 0 x 0 Internacional
São José 2 x 0 Aimoré
Caxias 1 x 0 Brasil de Pelotas
Esportivo x Grêmio – 03/02
Classificação – Grupo B:
1º Caxias: 10
2º Grêmio: 6
3º São José: 5
4º Esportivo: 5
5º Aimoré: 3
6º Brasil de Pelotas: 1
Mín. 16° Máx. 26°