16°C 26°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Esportivo tem tabu de 13 anos sem vencer do Grêmio

A última vitória da equipe alviazul sobre o tricolor porto-alegrense foi em 2007, em pleno Estádio Olímpico, por 2 a 1, de virada. Relembre:

03/02/2020 às 01h53 Atualizada em 04/02/2020 às 13h03
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Notícias de Bento
Compartilhe:
Ricardo Duarte/Agência RBS
Ricardo Duarte/Agência RBS

Depois de cinco anos, o Esportivo vai voltar a enfrentar uma equipe da primeira divisão nacional. Nesta segunda-feira, 03, a equipe alviazul visita o Grêmio, às 20h, na Arena do Grêmio. Para fazer o improvável na casa tricolor e permanecer invicto no Gauchão, o clube bento-gonçalvense terá que quebrar um tabu de 13 anos sem vitórias sobre a equipe porto-alegrense. Essa será a primeira vez que o Esportivo atuará na nova casa gremista.

No histórico do confronto, Esportivo e Grêmio se enfrentaram em 97 ocasiões, com 13 vitórias para o alviazul, 18 empates e 66 triunfos do tricolor. Os números foram colhidos no livro “Almanaque Alviazul”, de autoria de Gustavo Côrtes. A última partida entre as equipes ocorreu em 2014, em Bento Gonçalves, com vitória do Grêmio pelo placar de 3 a 1. 

A última vitória do Esportivo sobre o Grêmio ocorreu em 2007, em pleno Estádio Olímpico. Desde o último triunfo do alviazul, os clubes se enfrentaram em apenas seis ocasiões, todas com vitória do time da capital, sendo três em Bento Gonçalves e três em Porto Alegre. Nesses confrontos, o Grêmio anotou, ao todo, 16 gols, enquanto que o Esportivo fez três gols no tricolor. 

A virada no Olímpico em 2007

O confronto diante do Grêmio em 2007 ficou marcado como um dos principais jogos das últimas décadas do Clube Esportivo. Em confronto válido pelo returno do Campeonato Gaúcho, o alviazul, treinado pelo técnico Beto Almeida, visitou o tricolor no Olímpico. No primeiro turno, o Esportivo havia perdido para o clube da capital por 3 a 0. 

Diante de um público de cerca de 10 mil pessoas, o Grêmio que, naquele ano, se tornaria vice-campeão da Libertadores, parecia ter tudo sobre controle para conquistar mais uma vitória no Gauchão. Logo aos 22 minutos, Tcheco encontrou espaço na intermediária e finalizou no canto esquerdo do goleiro Donizetti para abrir o placar, 1 a 0. 

No entanto, restando cinco minutos para o término do primeiro tempo, Zé Alcino recebeu nas costas de Lúcio e cruzou para a área para encontrar Wolnei Caio, que dominou e finalizou no canto de Saja, 1 a 1. 

Na etapa final, o Esportivo começou assustando com Anderson Catatau, que subiu no segundo andar para cabecear a bola no travessão. Depois, o Grêmio desperdiçou inúmeras chances cara a cara com o goleiro Donizetti. O castigo do tricolor veio aos 28 minutos. Anderson Catatau fez jogada individual e, de bico, finalizou da entrada da grande área, no canto direito de Saja, para virar o placar, 2 a 1.

O Esportivo ainda teve a oportunidade de ampliar a vantagem pouco depois. O zagueiro do Grêmio, Schiavi, após ser driblado por Catatau, se obrigou a fazer o pênalti para impedir o gol. Na cobrança, Juliano chutou no travessão. Apesar disso, o Esportivo se manteve  superior para garantir a sua terceira vitória conquistada no Olímpico em sua história. 

Ficha da partida - Grêmio 1 x 2 Esportivo

GRÊMIO: Saja; Gavilán (Diego Souza), Schiavi, William e Lúcio; Nunes, Lucas, Tcheco e Jhonatan (Aloísio); Carlos Eduardo (Itaqui) e Everton - Técnico: Mano Menezes

ESPORTIVO: Donizetti; Renato, Luís Carlos e Jonathan; Jéferson, Renan, Caio (Vinicius), Sananduva e Deivis Thiago (Júnior); Zé Alcino (Anderson Catatau) e Juliano - Técnico: Beto Almeida

Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre

Data: 21 de março de 2007, quarta-feira

Público: 10.052

Árbitro: Leandro Pedro Vuaden

Gols: Tcheco, aos 22 minutos do primeiro tempo; Wolnei Caio, aos 41 minutos do primeiro tempo; Anderson Catatau, aos 28 minutos do segundo tempo

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários