13°C 29°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Consulado da Itália presta reconhecimento à Defesa Civil gaúcha

Coronel Luciano Chaves Boeira recebeu medalha de reconhecimento, deixada pelo presidente da Itália, Sergio Mattarella, que recentemente visitou o Estado.

26/07/2024 às 17h18 Atualizada em 26/07/2024 às 22h27
Por: Marcelo Dargelio
Compartilhe:
Cônsul Valerio Caruso, Coronel Luciano Chaves Boeira e o vice-governador Gabriel Souza - Foto: João Souza
Cônsul Valerio Caruso, Coronel Luciano Chaves Boeira e o vice-governador Gabriel Souza - Foto: João Souza

A sede do Consulado Geral da Itália recebeu o vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza, no dia 26 de julho. Durante a visita, o vice-governador acompanhou sua esposa na emissão do passaporte italiano e participou de uma produtiva reunião com o cônsul-geral da Itália em Porto Alegre, Valerio Caruso.

Nesse encontro, o Chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, Coronel Luciano Chaves Boeira, recebeu uma medalha entregue pelo cônsul Caruso. A homenagem, enviada pelo presidente da Itália, Sergio Mattarella, foi um agradecimento pelos valiosos serviços prestados durante a recente visita de Mattarella ao Estado e pelo excelente atendimento à população gaúcha durante as enchentes de maio.

O estreitamento das relações colaborativas entre o Rio Grande do Sul e a Itália foi um dos principais temas abordados na reunião. Para promover o intercâmbio entre os departamentos de Defesa Civil do Estado e do país europeu, estão previstas visitas de delegações oficiais de alto nível técnico e científico ao RS e comitivas gaúchas à Itália para troca de experiências e seminários.

Esse movimento reforçará a já consolidada aliança, também humanitária, entre a Itália e o Rio Grande do Sul. Em resposta à tragédia climática de maio, a Itália enviou mais de 25 toneladas de equipamentos e itens de ajuda humanitária às famílias afetadas pelas enchentes. Durante a recente visita de Mattarella, foi anunciado um novo auxílio do governo italiano ao Rio Grande do Sul, totalizando cerca de 3 milhões de reais, para apoiar os trabalhos da Cruz Vermelha Brasileira.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários