A Campanha Mochila Cheia, iniciativa da Secretaria da Educação (Seduc) para arrecadar materiais escolares aos estudantes atingidos pelas enchentes de maio, recebeu, nesta sexta-feira (26/7), um caminhão de donativos encaminhados pelo governo do Espírito Santo. Ao todo, foram entregues 600 kits na Escola Estadual Maria Thereza da Silveira, sede que recebe as doações em Porto Alegre.
A ação faz parte de uma mobilização do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), que busca reunir esforços em todo o Brasil para arrecadação de materiais escolares aos estudantes gaúchos. A entrega contou com a presença do diretor-geral da Seduc, André Domingues, e das equipes envolvidas na campanha.
Além de mochilas, os itens recebidos incluem cadernos, conjuntos de lápis e canetas, giz de cera, estojos, lapiseiras, apontadores, calculadoras, réguas, garrafas do tipo squezes e livros de literatura infantojuvenil.
As obras literárias também serão utilizadas para recompor o acervo mínimo em 138 bibliotecas da Rede Estadual de Ensino, destruídas pela crise meteorológica. O levantamento da Seduc indica que é necessário adquirir 48.662 títulos de literatura brasileira e universal. A intenção é garantir pelo menos cinco exemplares por aluno, totalizando 245.090 livros. A Campanha Mochila Cheia também recebe doação de livros, cuja lista está disponível aqui .
Os donativos são organizados por servidores da Seduc, que selecionam os materiais conforme a idade e a série escolar, de modo a criar uma mochila completa. A meta é distribuir mais de 100 mil kits escolares para garantir que os estudantes possam acompanhar as aulas em boas condições. Até então, foram doados cerca de 217 mil itens.
A Escola Estadual Maria Thereza da Silveira, principal ponto de coleta na capital, funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h. No interior, são as Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) que recebem as doações. Nesses municípios, aqueles que desejam participar da campanha Mochila Cheia devem contatar a CRE de sua região para obter informações sobre onde os itens estão sendo recebidos.
Texto: Ascom Seduc
Edição: Secom
Mín. 13° Máx. 29°