13°C 29°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Uergs alega falta de alunos para fechamento do polo de Bento

Instituição enviou comunicado ao NB Notícias, informando que já tentou parcerias no município para ampliar demanda e não conseguiu.

24/07/2024 às 13h22
Por: Marcelo Dargelio
Compartilhe:
Uergs alega falta de alunos para fechamento do polo de Bento

A Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) se posicionou de fomra oficial sobre a análise de fechamento do polo de Bento Gonçalves. Em seu comunicado, a instituição destaca a falta de procura pelo curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia. Apesar da revogação do decreto inicial, a possibilidade de encerramento das atividades do polo ainda serão discutidas.

A nota diz que a atuação da Uergs é pautada nas demandas para o desenvolvimento das pessoas e das regiões do Rio Grande do Sul onde a universidade está presente. Ao longo do tempo, a Unidade em Bento Gonçalves vem observando uma defasagem no número de ingressantes no curso de Bacharelado em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia em relação ao número de vagas ofertadas no ingresso para a graduação, o que demonstra que a demanda por esse curso já está se esgotando. Atualmente, a Unidade conta com 32 estudantes na graduação.

Além disso, o comunicado destaca que nos últimos anos, a Unidade da Uergs em Bento Gonçalves buscou parcerias e apoio de outras instituições para a instalação de uma sede adequada para a oferta do curso, pois são necessários laboratórios específicos e a Unidade funciona em um prédio tombado, que não permite reformas estruturais, por exemplo. Entretanto, essas iniciativas não tiveram êxito.

Diante disso, a Reitoria publicou a Portaria Interna n.º 033/2024, criando um Grupo de Trabalho para tratativas de encerramento. Essa Portaria precisou ser revogada pois, embora expressasse o entendimento da Unidade da Uergs em Bento Gonçalves, não expressa o trâmite necessário para decisões desta natureza, que, por competência regimental, são tomadas pelo Conselho Superior da Universidade (Consun). 

Por essa razão, foi publicada a Portaria Interna n.º 035/2024, que coloca como objetivo do Grupo de Trabalho a realização de um diagnóstico situacional da Unidade. Assim,  a Uergs fortalece um fluxo administrativo capaz de conduzir a Universidade à tomada de decisão de um modo consciente e responsável. Esse fluxo administrativo passou a ser um padrão operacional na Universidade, como já ocorre com a Unidade em Santa Cruz do Sul, salientando que cada diagnóstico conduzirá a uma proposta de encaminhamento apropriada para cada Unidade.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários