Geral Salários
Prefeitura de Bento não paga valores de complemento da enfermagem
Dinheiro foi repassado pelo Governo Federal, mas ainda não chegou nas contas do Hospital Tacchini e demais setores da saúde.
24/07/2024 11h57 Atualizada há 4 meses
Por: Marcelo Dargelio
Profissionais da área da saúde esperaram vários meses pelo recebimento do complemento, mas prefeitura não consegue encaminhar o pagamento

A cada dia um novo problema vai surgindo ligado à Prefeitura de Bento Gonçalves. O problema da vez é o repasse dos recursos para o pagamento do complemento do piso salarial da Enfermagem. O dinheiro foi repassado pelo Governo Federal, porém, ainda não chegou na conta do Hospital Tacchini e, portanto, os trabalhadores não recebem o valor. O caso é exclusivo da Prefeitura de Bento, pois, em Carlos Barbosa, a prefeitura já fez o repasse e os funcionários da casa de saúde irão receber.

A responsabilidade da falta de repasse, mais uma vez, é jogada no sistema informatizado da prefeitura. Por causa da falta de funcionamento, o poder público municipal  não consegue fazer nenhum tipo de pagamento/repasse. Além disso, não há uma informação de quando o problema será resolvido. Existe um silêncio sepulcral da administração sobre o problema, que não afeta apenas o Hospital Tacchini, mas sim todos os prestadores de serviço e fornecedores da Prefeitura de Bento Gonçalves.

O Hospital Tacchini Bento Gonçalves divulgou uma nota interna informando aos funcionários sobre o atraso no repasse do complemento do piso salarial dos profissionais de enfermagem. Embora o termo aditivo necessário para o repasse tenha sido assinado no dia 10 de julho, e a nota fiscal emitida pelo hospital no dia 12, os valores não foram creditados até o momento devido a problemas no sistema da Prefeitura de Bento Gonçalves.

Nota interna comunica a falta de recebimento dos recursos oriundos da Prefeitura de Bento Gonçalves

 

Continua após a publicidade

Detalhes do Atraso

O termo aditivo, que viabiliza o repasse dos recursos destinados ao complemento do piso salarial dos profissionais de enfermagem, foi assinado em 10 de julho, e a assinatura foi publicada no diário oficial do município em 18 de julho. O Hospital Tacchini, por sua vez, emitiu a nota fiscal correspondente no dia 12 de julho.

No entanto, até as 17h desta terça-feira (23), a instituição não havia recebido nenhum valor referente ao complemento salarial. Segundo a nota, o Hospital Tacchini se compromete a encaminhar os valores devidos aos colaboradores dentro de 72 horas após o recebimento do repasse, que deve ser efetuado em uma conta específica criada para esse fim.

Continua após a publicidade

A administração do hospital ressaltou que o atraso no repasse não afeta os colaboradores do Hospital Tacchini em Carlos Barbosa, pois o município já realizou o pagamento necessário. A situação, contudo, é motivo de preocupação em Bento Gonçalves, onde o sistema da prefeitura continua indisponível, impedindo a transferência dos fundos.

 

Continua após a publicidade