9°C 27°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Darlan Romani desiste de competir nas Olimpíadas de Paris

Atleta de 33 anos, do arremesso de peso, foi diagnosticado com uma hérnia de disco poucos dias antes de viajar para a capital francesa.

23/07/2024 às 16h28
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Estadão Conteúdo
Compartilhe:
Darlan Romani era uma das esperanças de medalha do Brasil - Foto: Divulgação
Darlan Romani era uma das esperanças de medalha do Brasil - Foto: Divulgação

Candidato à medalha na Olimpíada de Paris-2024, o brasileiro Darlan Romani desistiu de competir na capital francesa após detectar uma hérnia de disco. O atleta de 33 anos, do arremesso do peso, identificou o problema físico a poucos dias de viajar para a França - a cerimônia de abertura está marcada para sexta-feira.

De acordo com a equipe do atleta, uma avaliação médica detectou a hérnia comprimindo e inibindo "diversos reflexos musculares no corpo de Darlan". A recomendação, portanto, foi de se afastar de qualquer competição, incluindo os Jogos Olímpicos. Segundo sua equipe, o atleta não está conseguindo nem caminhar normalmente em razão das dores. Ele será submetido a uma cirurgia nas costas nos próximos dias, em São Paulo.

Após o Troféu Brasil, em São Paulo, no fim de junho, o atleta viajou para um camping de treinamento em León, na Espanha, mas retornou ao País em 19 de julho por causa de dores na região lombar, depois de passar por tratamento fisioterápico e medicamentoso.

Segundo André Guerreiro, médico da delegação brasileira em Paris, a lesão é uma recidiva de uma hérnia nas vértebras L4 e L5, na região lombar, que já havia sido tratada com correção cirúrgica há três anos, antes de Tóquio, disputada em 2021.

Darlan era uma das esperanças de medalha para o Brasil no atletismo. O catarinense, que disputaria sua terceira Olimpíada da carreira, havia se destacado em Tóquio, quando se aproximou do pódio, ao obter o quarto lugar no arremesso do peso. Na época, ele era forte candidato à medalha, deixando escapar o lugar no pódio por pouco.

O resultado frustrante não desanimou o atleta, que vinha de bons resultados neste ciclo olímpico. Ele foi campeão mundial indoor em 2022 e medalhista de ouro nos Jogos pan-americanos de Santiago, em 2023 - há havia sido campeão pan-americano em Lima, no Peru, em 2019.

Nesta temporada, Darlan não vinha entre os melhores da categoria Ele é o sétimo colocado no ranking da World Athletics, a federação internacional de atletismo. Neste ano, seu melhor resultado é 21,52 metros, acima dos 21,31m que registrou na última final olímpica e que lhe daria a medalha de prata há três anos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários