Após se tornar um dos grandes destaques da base do Sada Cruzeiro e da Seleção Brasileira, o oposto bento-gonçalvense Welinton Oppenkoski, de 19 anos, conquistou um espaço na equipe principal do clube mineiro em 2019. Logo em sua primeira temporada, o jovem atleta participou da conquista da Copa do Brasil de Voleibol, o seu primeiro título como jogador profissional.
O atleta bento-gonçalvense, revelado pelo Bento Vôlei, alcançou a confiança do renomado técnico Marcelo Mendez, detentor de 35 títulos no Sada Cruzeiro, para ocupar uma vaga na equipe principal, ao lado de grandes atletas do voleibol brasileiro. Devido à acirrada briga pela titularidade, Welinton não teve muitas oportunidades em quadra, mas, apesar disso, está fazendo parte da grande temporada protagonizada pelo clube mineiro, atual líder da Superliga.
O primeiro título conquistado por Welinton como atleta profissional veio no último final de semana. Na final da Copa do Brasil, o Sada Cruzeiro atropelou o SESI-SP por 3 sets a 0, com parciais de 25/23, 25/22 e 25/12 e conquistou o seu pentacampeonato da competição nacional.
O título, para o bento-gonçalvense, foi um momento de grande euforia e motivação em busca de mais conquistas no voleibol profissional. “É um sentimento de alegria, euforia e entusiasmo de querer mais momentos como esse. Foi gratificante ter meu primeiro título no adulto e ainda mais em um campeonato importante no cenário nacional. Um título muitas vezes não conseguimos descrever com palavras, mas só olhando para a medalha você se lembra do momento da conquista e toda a luta por trás para conseguir estar onde está hoje”, explica Welinton.
No início, a permanência de Welinton na equipe principal era uma incerteza, mas, ao longo da temporada, o oposto foi cravando o seu nome no elenco do Sada Cruzeiro. “A adaptação aqui foi tranquila. Comecei aos poucos participando de alguns treinos ou então quando tinha atletas do time na seleção, e depois finalmente compondo o elenco já completo. O pessoal do time me recebeu muito bem aqui, o que facilitou ainda mais a minha adaptação no grupo”, explicou.
Welinton participou de alguns jogos do Campeonato Mineiro de 2018, e disputou a Supercopa de 2019, confronto que abre a temporada da Superliga. No Mundial, no qual o Sada Cruzeiro ficou com o vice-campeonato, Welinton entrou em quadra em um dos confrontos da primeira fase da maior competição de nível internacional de clubes.
Mín. 16° Máx. 26°