14°C 25°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Vistoria da Marinha deve fazer com que balsa volte no fim do mês

Montagem da balsa está praticamente concluída, porém, é preciso uma vistoria do órgão fiscalizador e da pela Secretaria Estadual de Logística e Transporte.

19/07/2024 às 07h23
Por: Marcelo Dargelio
Compartilhe:
Nova balsa deve levar metade dos veículos que a anterior levava - Foto: NB Notícias
Nova balsa deve levar metade dos veículos que a anterior levava - Foto: NB Notícias

Os serviços de travessia de veículos entre as cidades de Bento Gonçalves, Santa Tereza e São Valentim do Sul pelo Rio Taquari pode recomeçar ainda no final do mês de julho. Com previsão inicial para retomada em agosto, a balsa que será utilizada está em fase final de montagem. Agora, aguarda-se para a semana que vem uma fiscalização da Marinha do Brasil e da Secretaria Estadual de Logística e Transporte para que as viagens sejam retomadas. 

A previsão é de que a montagem da nova balsa entre São Valentim do Sul e Santa Tereza, na localidade de Santa Bárbara, deva ser concluída até o final desta semana. A informação foi confirmada pela Secretaria de Logística e Transporte (Selt). Após a finalização dos trabalhos, que começaram na primeira semana de julho, será necessária uma vistoria da Marinha do Brasil e da própria Selt para a liberação do serviço, que é operado pela Lacel Construção e Apoio Naval.

A nova balsa tem 24 metros de comprimento por nove metros de largura, com 216m² de área. A estrutura anterior, que afundou em Lajeado devido à enchente de maio, transportava até 30 veículos e a nova terá capacidade de até 15 veículos leves.

O reinício com a embarcação menor foi autorizado temporariamente até ser possível o restabelecimento integral das operações. Novos módulos estão sendo produzidos e serão acoplados à nova balsa, ampliando suas dimensões, permitindo o transporte de mais veículos.

A licitação da nova ponte a ser construída na localidade de Santa Bárbara deve ocorrer no dia 26 de julho, caso não haja nenhum imprevisto junto ao Governo do Estado. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários