Desde 2017, a cidade de Garibaldi não contou com futebol profissional. Depois de dois anos, o PRS FC, clube que fez parceria com a Associação Garibaldi de Esportes (AGE) para a formação de atletas, vai voltar a disputar uma competição profissional: a Terceirona Gaúcha. A equipe confirmou presença na última terça-feira, dia 28, no Congresso Técnico do campeonato.
A última participação do PRS no terceiro escalão do futebol gaúcho foi em 2017. A equipe comandada por Edmilson Silva, que também exerce a função de presidente do clube, alcançou a segunda fase classificatória da competição naquele ano. Apesar dos resultados pouco expressivos, o clube revelou diversos atletas para o futebol profissional, dentre eles o zagueiro Roger Ibañez (foto capa), que hoje está na Roma, da Itália.
A equipe garibaldense estará no grupo B da competição estadual ao do do Nova Prata, que também vai representar a Serra Gaúcha no campeonato, São Borja, Marau, Gaúcho, Santo Ângelo e Três Passos. Na primeira fase as equipes se enfrentam dentro de seus próprios grupos, em turno e returno, classificando os quatro primeiros colocados de cada chave às quartas de final.
Até então, na história do PRS, o clube disputou somente duas competições profissionais: a Copa Serrana de 2016 e a Terceirona Gaúcha de 2017. O PRS mantém parceria com a AGE há quase cinco anos, e poderá renovar o vínculo em 2021.
Grupos da primeira fase da Terceirona Gaúcha:
Grupo A - Riograndense (Rio Grande), Santa Cruz, Farroupilha (Pelotas), Real SC (Capão da Canoa), 12 Horas (Porto Alegre), 12 Horas e União Harmonia (Canoas);
Grupo B: PRS (Garibaldi), Nova Prata, São Borja, Marau, Gaúcho (Passo Fundo), Santo Ãngelo e Três Passos.
Mín. 16° Máx. 26°