Depois de uma boa arrancada no Campeonato Gaúcho de 2020, o Esportivo almeja dar sequência aos bons resultados em mais um confronto longe de seus domínios. Desfalcada, a equipe alviazul visita o Brasil de Pelotas nesta quarta-feira, dia 29, às 20h30, no Estádio Bento Freitas, em Pelotas, pela 3ª rodada da competição estadual.
A equipe comandada pelo técnico Carlos Moraes ainda não sofreu derrotas no Gauchão, ocupando a vice-liderança da chave B. Na estreia, o Esportivo empatou fora de casa em 1 a 1 com o São José. Já na rodada passada, em confronto eletrizante diante do Aimoré, no Estádio Montanha dos Vinhedos, o time de Bento Gonçalves sofreu, mas conquistou a primeira vitória no estadual pelo placar de 4 a 3.
Ao contrário do Esportivo, o Brasil de Pelotas chega ao confronto diante do Esportivo pressionado. A equipe Xavante iniciou o Campeonato Gaúcho com dois resultados negativos e é lanterna do grupo. Os comandados pelo técnico Gustavo Papa estrearam com derrota fora de casa diante do Aimoré pelo placar de 1 a 0, e sofreram um revés em seus domínios contra o Grêmio, também pelo placar mínimo.
Na década passada, Esportivo e Brasil de Pelotas se enfrentaram em apenas três ocasiões: duas pela Divisão de Acesso de 2011, nas quais a equipe Xavante levou a melhor, e uma pelo Campeonato Gaúcho de 2014, quando o alviazul conquistou a vitória no Bento Freitas pelo placar de 1 a 0.
Atletas da equipe titular do Esportivo desfalcam a equipe
O meia Juninho Tardelli, autor de dois gols na vitória contra o Aimoré, sofreu uma fratura na fíbula e vai desfalcar o Esportivo para o restante do Campeonato Gaúcho. Além dele, o zagueiro Luis Eduardo fraturou dois dedos da mão e teve que passar por um processo cirúrgico. O jogador deverá retornar aos gramados somente no segundo turno. A direção já está analisando o mercado em busca de reposições para o elenco.
Como vêm as equipes para o confronto:
Com as importantes perdas na equipe, Carlos Moraes salientou a importância de manter ao máximo a base que vem jogando o Gauchão. O treinador contará com o retorno do zagueiro Cleiton, que cumpriu suspensão na rodada passada. Para o lugar de Luis Eduardo, os zagueiros Gullithi e Edson Borges são as alternativas no elenco. Com a perda de Juninho Tardelli, Diogo deverá fazer ocupar o espaço no meio de campo.
Carlos Moraes também contará com os volantes Galiardo e Fabrício Lusa à disposição, que poderão estrear no Esportivo no confronto contra o Brasil. O treinador deverá colocar em campo Renan, Igor Bosel, Cleiton, Gullithi (Edson Borges) e Rômulo; Robert, Washington, Lucas Hulk e Diogo (Tony Júnior); Gustavo Sapeka e Marcão.
O Brasil de Pelotas não poderá contar com o goleiro titular, Rafael Martins, que sofreu uma fratura na fase no jogo contra o Grêmio. A equipe de Gustavo Papa deverá enfrentar o Esportivo com Matheus Nogueira, Ednei, Lázaro, Heverton e Bruno Santos; Wellington Simião, Leandro Leite e João Henrique (Revson); Nathan (Juninho Rocha), Gabriel Poveda e Eliel (Wesley Pacheco).
O comandante alviazul espera um confronto difícil contra o Brasil e salienta a importância de aproveitar os espaços do adversário para construir um placar favorável fora de casa. “O Gauchão traz esse tipo de complicação. Será um jogo difícil, vamos pegar o adversário desesperado, mas com certeza vamos ter alguns espaços. Se formos inteligentes, se fizermos a leitura do adversário, vamos ter muito mais espaços do que tivemos hoje (contra o Aimoré), pois é um time que joga em casa e vai sair mais para o jogo, podendo dar espaços importantes para que, de repente, consigamos buscar os três pontos”, ressalta Carlos Moraes.
Serviço de jogo:
Brasil de Pelotas x Esportivo – 3ª rodada
Data e horário: 29/01 – 20h30
Local: Estádio Bento Freitas, Pelotas
Arbitragem: Árbitro – Vinícius Gomes do Amaral; Auxiliares – Rafael da Silva Alves e Artur Avelino Birk
3ª rodada – Gauchão 2020:
São Luiz x Internacional
Ypiranga x Pelotas
Juventude x Novo Hamburgo
Grêmio x São José
Brasil de Pelotas x Esportivo
Aimoré x Caxias
Mín. 16° Máx. 26°