Na sua primeira visita oficial ao Brasil, o presidente da República da Itália, Sergio Mattarella, visitará também o Rio Grande do Sul. A chegada está prevista para o dia 16 de julho na Base Aérea de Canoas. Trata-se de uma visita histórica, pois é a primeira vez que um chefe de Estado italiano viaja à capital gaúcha, Porto Alegre, em 24 anos. No Rio Grande do Sul, o presidente Mattarella levará uma mensagem de solidariedade da Itália à população gaúcha, que foi duramente afetada pelas trágicas enchentes dos últimos meses e para qual a governo italiano enviou prontamente mais de 25 toneladas de equipamentos e itens de ajuda humanitária.
Em Canoas, Mattarella visitará as instalações do Centro Humanitário de Acolhimento Recomeço com o ministro para Apoio à Reconstrução do RS, Paulo Pimenta e o governador do estado gaúcho, Eduardo Leite. O Centro é gerenciado pela OIM, Agência das Nações Unidas para as Migrações, e o encontro ocorrerá às 13h de terça-feira (16/7). A visita será guiada pelo chefe da OIM, o italiano Paolo Caputo. Sucessivamente o presidente encontrará em Porto Alegre os representantes da numerosa comunidade italiana presente no estado que abriga 120 mil cidadãos italianos. Estima-se que aproximadamente mais de 4,5 milhões de gaúchos possuam descendência italiana, correspondendo a 40% da população total.
Em 2025 o Rio Grande do Sul comemorará os 150 anos da imigração italiana, uma ocasião para estreitar ainda mais os históricos laços com a Itália. A visita do chefe de Estado representa uma oportunidade para reiterar a extraordinária proximidade da Itália com o Brasil e em Porto Alegre será acompanhada pelo Embaixador da Itália, Alessandro Cortese, e pelo Cônsul-Geral da Itália em Porto Alegre, Valerio Caruso.
Biografia
Originário de Palermo, na Sicília, Sergio Mattarella (82 anos), é o décimo-segundo presidente da República italiana. Irmão de Piersanti Mattarella — histórico líder político assassinado pela máfia em 1980 — representa a unidade da nação e exerce o cargo institucional mais alto do Estado. Em 2022 o Parlamento italiano reelegeu Mattarella pelo segundo mandato presidencial de sete anos.