Aos poucos o Aeroporto Salgado Filho vai retomando as suas atividades e recebendo passageiros. Nesta segunda-feira, 15 de julho, a boa notícia é de que o serviço de embarque e desembarque de passageiros foi retomado. As viagens ainda ocorrem saindo da base aérea de Canoas.
Desde que o aeroporto foi atingido pelas enchentes no mês de maio, o serviço era realizado em Canoas, no Park Shopping. O retorno ao Aeroporto Salgado Filho foi tranquilo e sem transtorno para os passageiros. Após realizarem o check in, os passageiros levavam entre 15 e 20 minutos para chegarem até a Base Aérea em Canoas. Quem desembarcou na base, levou cerca de 50 minutos para fazer o check out no Salgado Filho.
De acordo com a Concessionária Fraport, ainda não há prazo para a retomada dos voos no Aeroporto Salgado Filho. As informações são de que uma análise dos impactos detectou que dos 3,2 quilômetros de pista, 2,4 foram submersos em maio, restando apenas 800 metros sem alagamento. Além disso, as pontes de embarque, para fazer a ligação com a aeronave, tiveram as partes eletrônicas atingidas. Esses equipamentos necessitam intervenção especial e o material não é produzido no Brasil, o que deve atrasar a retomada dos voos.
COMO FUNCIONA O EMBARQUE E DESEMBARQUE
Acesso
Como o terminal de passageiros do Salgado Filho ainda está passando por reformas, sua estrutura foi adaptada para uso da área internacional tanto no check-in quanto no embarque. O acesso deverá ser feito pela rampa externa que leva ao segundo piso, e o ingresso será realizado exclusivamente pelas portas 5 e 6.
Check-in
O check-in e o despacho de bagagens serão realizados, temporariamente, na área do check-in internacional. Depois disso, os passageiros deverão subir ao terceiro piso e utilizar a área de embarque internacional para a inspeção de segurança. Neste local, deverão seguir a sinalização para se dirigir ao embarque nos ônibus que os levarão até a Base Aérea de Canoas.
Deslocamento
Segundo a Fraport, foram realizados testes com ônibus do trajeto aeroporto-Base Aérea (e vice-versa) em horários alternados, e nenhuma alteração relevante de horário foi constatada. Apesar da maior distância, o tempo médio permaneceu o mesmo da operação realizada atualmente no shopping - cerca de 14 a 20 minutos.
Desembarque
Os passageiros que desembarcam na Base Aérea serão transportados até o Salgado Filho, na Capital, onde irão descer na estação de ônibus para retirar as bagagens. Da mesma forma como era realizado até então, nenhum passageiro pode se deslocar diretamente até a Base Aérea ou sair de lá sem o acompanhamento das equipes da concessionária e da empresa aérea.
Horários
O Terminal funcionará das 6h às 21h. O passageiro deve se apresentar no aeroporto três horas antes do voo. O processo de embarque se encerrará uma hora e meia antes do voo. Depois deste prazo, não será possível ingressar na sala de embarque.
Serviços disponíveis
Apenas algumas operações de alimentação estarão disponíveis, de forma adaptada, para atender aos passageiros no aeroporto: Casa Café (no piso 2), Cidade Porto Alegre (praça de alimentação), Bella Gula (praça de alimentação), Hudson (sala de embarque) e Snoopy Café (sala de embarque).
Transporte
O Estacionamento 2, administrado pela Estapar, estará disponível para carros e motos. As empresas especializadas em transporte turístico Brocker, Citral, Transfer Prime e Turistur terão um balcão de atendimento na estação de ônibus, além das locadoras de veículo Localiza, Locasul, Movida e Unidas.
Para quem vem da Base Aérea de Canoas, o ponto para pegar transporte por aplicativo permanece o mesmo - no canteiro central, em frente à porta 1. Para utilizar o serviço de táxi, o passageiro deve se dirigir ao canteiro central, próximo à porta 3.