Bastaram quatro dias para comprovar como a 32ª ExpoBento e a 19ª Fenavinho eram aguardadas por empreendedores e público para ratificar a expectativa de retomada representada pelos eventos. Desde quinta-feira, quando foi aberta, até o final deste domingo, dia 15, o Parque de Eventos recebeu a visita de 92.980 pessoas que foram conferir as novidades da feira e da festa.
"Tão importante quanto o fluxo de público é a movimentação de vendas, avaliada de forma positiva por diversos expositores já nesse início de programação. Esse é um indicador de que feira e festa estão sendo relevantes no propósito de fomentar a recuperação econômica e gerar oportunidades de negócios. Estamos otimistas para que os resultados sejam ainda melhores até o dia 21 de julho", diz o diretor-geral da 32ª ExpoBento, Tiago Casagrande.
O primeiro final de semana dos eventos foi impulsionado por uma série de atrações que, combinadas à expectativa natural do público pelas novas edições de ExpoBento e Fenavinho, formou uma lista de programação para ser acompanhada. Entre elas estiveram a chegada do Rally dos Vinhedos, os desfies de moda, as invernadas de CTGs e os shows de Claus e Vanessa e banda San Marino, além da nova configuração da Fenavinho, com mais espaços para as vinícolas e para o público degustar a enogastronomia e a cultura do interior. "É de fato emocionante vermos toda a mobilização tanto de quem participa quanto de quem visita, em um engajamento que traduz a essência do sucesso da Fenavinho. Seguramente tanto a agroindústria como o vinho brasileiro se fortalecem ainda mais após essa edição da festa", diz a Coordenadora do Comitê da 19ª Fenavinho, Patrícia Pedrotti.
Postergadas por mais de 40 dias devido às chuvas que assolaram o Estado, a ExpoBento e a Fenavinho reativaram o otimismo dos expositores, apresentando uma feira mais convidativa para ser visitada, com novo layout e atrativos realocados. Um dos segmentos que estrearam novo espaço neste ano foi o da Agricultura Familiar, que registrou o maior número de expositores da história, com 66 empreendimentos vindos de 33 municípios. Pela segunda vez expondo no espaço, a proprietária da Agroindústria Familiar Bés, Elisete Bés, de Veranópolis, esperava, ao menos, repetir as vendas do ano que estreou na feira. "Ano passado foi maravilhoso, espero que seja igual ou até melhor neste ano", projetou. Há anos com estande na feira, a Malharia Sumaré, de Farroupilha, também espera alcançar as boas vendas de 2023. "A feira é muito boa, dá muito retorno e esperamos vender bem como no ano passado. Mesmo com a crise que teve, esperamos que a feira consiga alavancar a economia", disse Rosa Vanzan.
Quem também está gostando de passar as horas na ExpoBento é o público. Mesmo demorando quase três horas e meia para chegar de Gramado, Jeferson e Simone Benetti aproveitavam cada momento nos eventos. "Gostei muito, tem bastante variedade de produtos, a gastronomia é excelente e já assistimos a dois shows", disse Jeferson, que visitava pela primeira vez a ExpoBento. "A feira tem um espaço muito grande e uma estrutura muito boa, e nem vimos tudo ainda. Estou muito feliz por essa retomada em Bento", continuou o administrador, enquanto se encaminhava para conferir a terceira performance do dia, o standup do Chico Vendedor Raiz.
A feira também agradou ao público da casa. A bento-gonçalvense Janaína Soares retomava o fôlego enquanto se preparava para continuar a visita no Parque de Eventos. Visitando a feira desta vez por um motivo mais do que especial, ela carregava no ventre Safira. "Já fiz compras para ela", se divertia a mamãe, cuja filha está por nascer. "Estou para ganhar a qualquer momento", continuou. "A feira está muito legal, gostei mais do que nos outros anos. Talvez porque o sentimento neste ano mudou por eu estar grávida, daí vim com outro propósito. Mas está bem diferente", garantiu.
Mín. 14° Máx. 25°