A Capitania Fluvial de Porto Alegre, representando a Marinha do Brasil, está conduzindo uma investigação sobre o trágico acidente ocorrido no Rio das Antas, que resultou na morte de Antônio Henrique Lotis, de 46 anos. O inquérito administrativo, iniciado em 2 de julho, tem previsão de conclusão entre setembro e outubro.
O acidente ocorreu em 29 de junho, quando a embarcação em que Lotis estava virou durante uma travessia para Bento Gonçalves, na localidade de Linha Alcântara. Segundo a Capitania, o procedimento investigativo, denominado Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos de Navegação (IAFN), foi instaurado para examinar as circunstâncias do acidente e as condições de navegação da embarcação. O inquérito visa esclarecer as causas do acidente e identificar possíveis responsáveis, e seus resultados serão encaminhados ao Tribunal Marítimo, órgão autônomo auxiliar do Poder Judiciário e vinculado ao Comando da Marinha.
O capitão de mar e guerra Rodrigo da Silva Tavares explicou que, no dia do acidente, Lotis estava em um bote não identificado com outras três pessoas. Enquanto as três conseguiram se salvar, Lotis foi levado pela correnteza, e seu corpo foi encontrado a aproximadamente cinco quilômetros do local do acidente. "O inquérito administrativo foi aberto para investigar as causas do acidente e apurar responsabilidades. Conforme determina o artigo 33 da Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário (Lei 9.537), é nossa obrigação garantir a segurança da navegação e prevenir futuros acidentes. Até o momento, não há indícios de que o bote estivesse envolvido em qualquer operação ilegal. A investigação continua e todas as possibilidades estão sendo examinadas", afirmou Tavares.
O corpo de Antônio Henrique Lotis foi encontrado na última terça-feira (9) nas margens do Rio Taquari, próximo à antiga ponte de SantaBárbara. As buscas pelo corpo de Lotis duraram 10 dias e foram realizadas por equipes do Corpo de Bombeiros de Bento Gonçalves, militares da Marinha do Mato Grosso e do Batalhão de Busca e Salvamento de Porto Alegre.