As 32ª ExpoBento e 19ª Fenavinho, oficialmente abertas nesta quinta-feira (11), chegaram para dar alento à economia regional, reforçando a crença dos eventos como propulsores da retomada após as enchentes de maio. Se a maior crise climática obrigou feira e festa a postergarem seus começos em mais de 40 dias, passado esse período a mensagem que se sobressaiu durante a solenidade de abertura foi a de esperança na reconstrução das atividades profissionais, do ambiente de negócio e no fomento ao turismo e de toda sua cadeia.
Com cerca de 450 expositores, a 32ª ExpoBento e a 19ª Fenavinho simbolizam essa convicção do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), promotor dos eventos que seguem até o dia 21 de julho no Parque de Eventos, com a força do voluntarismo que tanto ajudou as comunidades atingidas pelas chuvas e deslizamentos no Estado. "Nos encontramos aqui por causa dos nossos expositores, os quais muitos perderam tudo e, aqui, encontram esperança na retomada. Nos encontramos aqui pelas famílias do nosso interior que foram arduamente atingidas. Não podíamos terceirizar a responsabilidade de fazer feira e festa, pois ninguém viria aqui retomar a nossa economia, se não nós mesmos. Juntamos coragem, determinação e resiliência na certeza de que vamos retomar os negócios, retomar o sustento de milhares de empreendedores, proporcionando a eles esperança", disse o presidente do CIC-BG, Carlos Lazzari.
O diretor-geral da 32ª ExpoBento, Tiago Casagrande, relembrou do momento dramático vivenciado pelo Estado e que, diante daquele cenário, o melhor a ser feito era se solidarizar com as vítimas e ajudar o Estado a se reerguer por meio da realização da feira, já que ela representa uma oportunidade para trabalhar e para recuperar as perdas acumuladas. "Hoje, estamos aqui motivados por esse propósito e inspirados por uma palavra que define perfeitamente nossa caminhada. Essa palavra é 'juntos'. Juntos estamos retomando a feira e festa, juntos precisamos reerguer a nossa economia, a nossa região, o nosso Estado", comentou Casagrande.
Empenhada ao lado dele no trabalho para realizar os eventos como coordenadora do Comitê da 19ª Fenavinho, Patrícia Pedrotti disse que todos passaram por um momento de superação a partir de exemplos inspiradores e de mãos amigas. "A 19ª Fenavinho seguramente será lembrada como a edição que resgatou de forma única o espírito de união que existe entre a festa e os distritos de Bento Gonçalves. Estamos aqui exaltando o ensinamento dos imigrantes em sempre seguir adiante. Tivemos dificuldades, mas seguiremos juntos, nos reerguendo e recomeçando tantas vezes quantas forem necessárias, valorizando nossa essência, porque assim somos nós, homens e mulheres do interior, assim é a Fenavinho", ressaltou. Esse mesmo espírito de união se fez presente no discurso da Imperatriz do Vinho, Ana Paula Côrtes Foresti. Ao lado das Damas de Honra Thaís Dall'Osbel Centenaro e Liege Sobirai, ela reforçou que a realização dos eventos significa olhar para frente. "A Fenavinho surgiu de uma necessidade, e assim ela se mantém. Nosso interior foi afetado de diversas maneiras pelos eventos climáticos e hoje de forma empática e respeitosa estamos celebrando mais uma edição de ExpoBento e Fenavinho, com a união de nossa comunidade para trazer alegria e gerar negócios", disse Ana Paula.
Representando o poder público, o secretário de Governo, Márcio Possamai, destacou que feira e festa tiveram de se reinventar após os eventos climáticos de maio, e não hesitaram em dar uma pausa para auxiliar a população. "Foi uma união de esforços e de solidariedade que marcou o período. Hoje, chegam para movimentar a economia, fomentar o turismo, o empreendedorismo e, principalmente, mostrar a força da nossa cidade e região", comentou Possamai.
O deputado estadual Guilherme Pasin ressaltou o momento de alegria proporcionado pelos eventos após o Estado atravessar um de seus mais dolorosos episódios. "ExpoBento e Fenavinho voltam com o objetivo de forçar a retomada do turismo e do desenvolvimento econômico, trazendo também entretenimento e fazendo o girar da economia, a geração de emprego e, mais do que tudo, o progresso da região, da cidade e do Estado", disse o parlamentar.
O secretário Estadual de Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini, lembrou do mote da feira, "Juntos", para falar das conquistas da região. "Juntos é que conseguimos superar os nossos desafios. Precisamos, como os voluntários, compreender a importância que é recomeçar. E para recomeçar, a gente precisa, às vezes, mais do que o recurso financeiro. A gente precisa da união das pessoas, do abraço, do afeto, da mão amiga, de dizer 'vamos juntos'. Juntos nós estamos nesse desafio e juntos nós vamos superar essa crise que mais uma vez se abate sobre nós, pois esse é o espírito do bento-gonçalvense e do gaúcho", contou, reforçando a valorização da agricultura familiar, que neste ano está em novo e maior espaço.
O senador Ireneu Orth aproveitou para reforçar a importância dos eventos na retomada econômica do Estado. "Quero cumprimentar os organizadores da ExpoBento e da Fenavinho, pois são belos eventos que evidenciam Bento Gonçalves para o Estado, para o país e para o mundo", ressaltou.
Mín. 14° Máx. 25°